Brasil Colônia: curiosidades sobre o período

Vamos conferir!

Brasil Colônia: confira curiosidades sobre o período

O termo “Brasil Colônia” é utilizado para definir um período da história do Brasil que começa no século XVI e termina no século XIX.

Eventos do período são abordados com uma frequência muito grande por questões de história do Brasil, principalmente dentro dos vestibulares e do ENEM.

Dessa forma, para que você possa ampliar os seus conhecimentos sobre o período, o artigo de hoje separou um resumo com algumas curiosidades sobre o Brasil Colônia. Vamos conferir!

A primeira cidade do Brasil

Você sabia que São Vicente foi a primeira cidade fundada no Brasil?

Isso mesmo. A cidade foi oficialmente fundada em janeiro do ano de 1532 por Martin Afonso de Souza, importante nome da história colonial brasileira.

A bandeira

O Brasil usaria as mesmas bandeiras de Portugal até o ano de1645. Nesse ano, a colônia brasileira passaria a possuir uma bandeira própria, apesar de continuar sendo colonizado por Portugal.

As reclamações mais frequentes

As reclamações mais frequentes dos primeiros portugueses que chegaram no Brasil para viver durante o Brasil Colônia estavam relacionadas aos insetos, ao calor excessivo, aos animais silvestres e à falta de infraestrutura presente no local.

A primeira capital

Salvador foi a primeira capital do Brasil, escolhida quando o país ainda era uma colônia de Portugal.

As capitanias hereditárias

Para diminuir os custos da ocupação e para organizar a administração da colônia, D. João III, rei de Portugal no momento, dividiu o Brasil em 15 partes e  as denominou de “capitanias hereditárias”.

Depois disso, o rei distribui as capitanias para alguns nobres portugueses, os quais deveriam ser os responsáveis por cuidar das despesas da região, também desenvolvendo a mesma.

A invasão holandesa

Você sabia que o Brasil já foi invadido por holandeses?

Isso mesmo. Os holandeses invadiram o Brasil no ano de 1630, se instalando no estado de Pernambuco. Eles ficaram no local até a eclosão da Insurreição Pernambucana, que seria a responsável por expulsá-los oficialmente na segunda metade do século XVII. 

A independência do Brasil

Ao contrário do que muitos pensam, a assinatura da independência do Brasil não foi realizada por D. Pedro I, mas sim por sua  esposa, dona Leopoldina.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.