Tive bloqueio no Bolsa Família, posso receber o Auxílio Brasil?

Muita gente que teve bloqueios antigos no Bolsa Família quer saber se vai ter alguma chance de entrar para o Auxílio Brasil

O Governo Federal está seguindo nesta semana com os pagamentos turbinados do Auxílio Brasil. De acordo com o Ministério da Cidadania, cerca de 14,5 milhões de pessoas estão recebendo o benefício neste mês de dezembro. Nesta quarta-feira (22) é a vez dos que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) terminando em 9.

Com isso, dá para dizer que os repasses da segunda rodada de pagamentos estão próximos de chegar ao fim. Esta quinta-feira (23) vai ser o último dia com as liberações para aqueles que possuem o NIS terminando em 0. Mas mesmo com o avanço do programa, muitas dúvidas continuam.

Nas redes sociais, algumas pessoas estão perguntando o que vai acontecer com os cidadãos que recebiam o Bolsa Família mas que tiveram o benefício bloqueado por alguma razão. Existe uma massa de brasileiros que perderam esse projeto e que por isso não conseguiram entrar no Auxílio Brasil em novembro.

Agora eles querem saber se vai ser possível entrar no novo benefício. A resposta é sim. Mas eles precisam seguir as mesmas regras que todas as outras pessoas seguem. Então é importante estar dentro do Cadúnico com o cadastro ativo e obedecer os limites de renda que o programa estabelece.

Como se sabe, quem teve um bloqueio no Bolsa Família, teve por algum motivo. Então é importante saber qual foi essa razão e procurar consertar ela de alguma forma. Assim, o cidadão ou cidadã vai passar a integrar a fila de entrada do benefício novo mais uma vez. Pelo menos é isso o que diz o Ministério da Cidadania.

E quem mora sozinho?

Assim como qualquer outra pessoa, quem mora sozinho também tem direito de receber o Auxílio Brasil. Não há nenhum impedimento quanto a isso. Mas é óbvio que esse cidadão também precisa atender aos critérios exigidos.

Então ele precisa estar dentro do Cadúnico com o cadastro ativo. Além disso, é importante atender às regras de limite de renda. Até R$ 200 para quem está grávida e até R$ 100 para homens e mulheres que moram sozinhos ou não

E quem não conseguiu se inscrever no Cadúnico

Não há a menor hipótese de sair um pagamento do Auxílio Brasil para pessoas que não estão dentro do Cadúnico. Estar nesta lista não é garantia de recebimento, mas é uma espécie de requisito básico para essa entrada.

Quem não conseguiu entrar no Cadúnico, ainda tem chance de fazer isso. Basta entrar em contato com a Prefeitura da sua cidade e seguir o rito de entrada nesta lista. Aí esse indivíduo passa a ter uma oportunidade de entrar no programa.

E quem fazia parte do Auxílio Emergencial?

De acordo com o Ministério da Cidadania, cerca de 25 milhões de brasileiros que estavam recebendo o Auxílio Emergencial estão sem nenhum tipo de ajuda do governo desde o fim do programa, ainda no último mês de outubro.

Em entrevista, o Ministro da Cidadania, João Roma, disse que prepararia algo para esse grupo. Mas pelo menos até a publicação desta matéria, isso ainda não aconteceu. Essas pessoas terão uma chance remota de entrar no Auxílio Brasil ainda neste ano.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.