O que a timidez pode causar no trabalho?

Você já parou para pensar sobre o que a timidez pode causar no trabalho? Você é uma pessoa tímida e teme os impactos dessa timidez no dia a dia corporativo? Então venha refletir conosco por meio deste conteúdo.

Elencamos, ao longo deste texto, alguns impactos que a timidez pode causar no trabalho. O intuito deste material é lhe ajudar a entender a dimensão da situação, a fim de impulsionar você a tomar medidas que melhorem os seus relacionamentos e sua autoestima.

Lembre-se, o autoconhecimento e a psicoterapia são fortes aliados para esse tipo de situação. 😉

Fique agora com os nossos apontamentos:

O que a timidez pode causar no trabalho?

São diversas consequências que a timidez pode causar no trabalho. Elas podem, ainda, variar de acordo com a intensidade da timidez, ou a frequência e locais em que ela aparece. Por isso, entenda os pontos abaixo como uma média, e não regra, ok? Vamos lá!

1- Dificuldade para iniciar novos desafios

Uma pessoa tímida automaticamente pode ser mais retraída que os demais. Essa retração pode impedi-la de tomar a decisão de iniciar um novo desafio. É como se ela sempre precisasse da aprovação alheia para começar algo, e se não tiver alguém “mandando”, ela não começará.

2- Problemas para trabalhar em equipe

Quem é tímido sabe o quanto é difícil desenvolver um bom trabalho em equipe. A vergonha acaba ficando presente na maior parte do dia, o que impede boas interações interpessoais no trabalho.

Aos poucos, os colegas também vão se afastando e se fechando com aquela pessoa, piorando ainda mais a situação dentro de um grupo.

3- Dificuldade para expressar opiniões e ideias

Ainda pensando no trabalho em equipe, a timidez pode atrapalhar o indivíduo na hora de expressar as suas opiniões e ideias. Ele se sente muito inseguro para dar uma sugestão para um projeto, ou ser proativo em um momento de desenvolvimento de algo.

Assim, boas ideias podem acabar permanecendo adormecidas, enquanto o grupo precisa correr atrás de soluções que, às vezes, o tímido já sabe qual é. Além disso, quando uma pessoa do grupo encontra a solução que o tímido tinha em mente, e ela dá certo, a pessoa retraída pode se sentir ainda pior por não ter falado nada.

4- Acatar tudo o que o outro pedir

Quando pensamos no que a timidez pode causar no trabalho, essa é uma das questões mais dolorosas para o retraído: aceitar tudo o que o outro pedir.

Por medo e vergonha de dizer “não”, o tímido pode acatar a qualquer pedido, mesmo que ele saiba que isso vá esgotá-lo ou ser impossível de ser executado.

Depois que aceita os pedidos alheios, ainda sofre por perceber que não conseguiu negar mais uma vez.

5- Queda da autoestima

À medida que o tímido vai sofrendo todos os impactos que a timidez pode causar no trabalho, a autoestima tende a cair. Ele percebe o grupo trabalhando bem, se relacionando bem, e ele permanece excluído; também percebe que todo mundo pede algo para ele, já que ele “aceita tudo”; e assim por diante.

Tudo isso pode proporcionar o desenvolvimento de questões emocionais, que podem, ainda, levar o indivíduo à ansiedade, ao estresse extremo e até mesmo à fobia social.

Busque ajuda se perceber que a timidez está atrapalhando a sua vida!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.