Como se livrar da timidez de uma vez por todas?

Se livrar da timidez de uma vez por todas parece algo impossível para você? Talvez esteja no momento de mudar esse pensamento um pouco. Afinal, se acreditamos profundamente em algo, é difícil que ocorra o contrário dentro de nós, não acha?

Por isso, neste conteúdo nós trouxemos alguns pontos de reflexão que você pode levar em conta para lidar com a sua timidez e, quem sabe, conquistar mais qualidade de vida. Acompanhe-nos!

Como se livrar da timidez de uma vez por todas?

Para se livrar da timidez de uma vez por todas é necessário entender que este é um processo gradativo. Não queira mudar a sua forma de ser de uma hora para outra, muito menos se o objetivo for agradar outras pessoas.

Além disso, lembre-se de que você não precisa ser a pessoa mais extrovertida do mundo para ser alguém bacana. Isso não é necessário. Você pode ser um pouco tímido sim, desde que isso não atrapalhe a sua vida, lógico.

Se você se sente mal com a sua introversão e quer diminuí-la ao menos um pouco, então é hora de trabalhar nisso! Mas sempre leve em consideração que essa mudança deve acontecer por você, e não pelos outros, combinado? 😉

Agora vamos às dicas:

1- Conheça os seus pontos fortes e use-os ao seu favor

O primeiro passo é compreender quais são os seus pontos fortes. E não, não vale dizer que não há nenhum, porque certamente há!

Seus pontos fortes podem apenas estarem “escondidos” em você, sem que você tenha se dado conta.

Pense sobre as suas qualidades! Elas podem ter relação com cálculos, organização, metodologia de trabalho, qualidade do trabalho, enfim. Pense em tudo que pode ser observado como um ponto forte, e comece a usá-los mais no seu dia a dia.

2- Não queira ser a pessoa mais extrovertida do mundo e não force!

Como mencionamos anteriormente, você não precisa se tornar uma pessoa super extrovertida para considerar que conseguiu se livrar da timidez de uma vez por todas.

Além disso, lembre-se de que estamos falando de um processo gradativo, e que é inviável você forçar a barra e querer tudo para ontem, ok?

3- Pare – imediatamente – de se rotular como tímido

Quebre essa ideia interna de que você é super tímido. Quanto mais você repetir isso para si mesmo, pior há de ser. Por isso, foque em dizer que você está deixando de ser tímido e que, a partir de agora, você é capaz de desenvolver boas relações interpessoais, mesmo que dentro de alguns limites.

4- Comece com pequenas interações “desconfortáveis”

Simplesmente tome a decisão de interagir um pouco mais. E pode começar do mais básico, ok?

Por exemplo, se você se sente mal dentro de um elevador com uma pessoa estranha, comece por isso! Dê um bom dia, comente algo do tempo… Não precisa prolongar um assunto super profundo. Apenas vá aumentando a quantidade de interações sociais diárias.

5- Invista no desenvolvimento de habilidades, como a oratória

Desenvolver habilidades de interação e expressão verbal também pode lhe ajudar a se livrar da timidez de uma vez por todas. Aqui, podemos exemplificar com cursos de oratória.

6- Busque ajuda profissional se necessário

Se sentir necessidade, busque ajuda de um psicólogo. Assim você poderá, inclusive, compreender o que está por trás da sua carga de timidez, e, quem sabe, usar essa informação para se livrar dela de uma vez. Boa sorte!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.