Como ser mais proativo no trabalho e nos estudos?

Ser mais proativo no trabalho ou nos estudos pode lhe ajudar a atingir novos patamares. É com essa iniciativa, diante das situações, que você consegue encontrar novas soluções e alternativas para lidar com problemas, por exemplo. Mas, como exercitar essa habilidade, todos os dias, e garantir que a proatividade se torne uma qualidade sua? Para isso, veja esse conteúdo até o fim!

Como ser mais proativo no trabalho e nos estudos?

Antes de qualquer coisa, se você chegou até aqui buscando uma “pílula mágica” para desenvolver-se e ser mais proativo, temos uma notícia ruim: isso você não encontrará. Afinal, para ser proativo é preciso dedicação, motivação e força de vontade, e isso deve partir de você.

Além disso, é indispensável que você saiba analisar quais atitudes suas estão fazendo com que você fique “parado”, a fim de quebrar este ciclo ruim. Pensando nisso, trouxemos algumas sugestões que, alinhadas à prática de autoconhecimento, podem lhe ajudar a ir mais longe. Veja:

1- Preveja alguns caminhos e pondere sobre eles

Seja no trabalho ou nos estudos, quando você estiver diante de um projeto ou de alguma nova atividade, preveja mais de um caminho a ser seguido. Isto é, não responda rapidamente a um questionamento, mas sim, pondere sobre as diferentes oportunidades que ele pode estar lhe trazendo. Quer um exemplo? Veja:

  • No trabalho: Quando você tiver uma reunião importante, preveja quais questionamentos podem ser feitos pelos seus superiores e já estude respostas e soluções.
  • Nos estudos: Quando tiver que apresentar um seminário, ao invés de apenas fazer slides, que tal pensar em formas criativas de apresentar o conteúdo?

2- Analise formas de executar as suas tarefas com mais eficiência

Certamente você tem atividades que se repetem, dia após dia. Por conta dessa repetição, você pode acabar agindo no piloto automático, não desempenhando a sua função de uma maneira “grandiosa”. No entanto, se você quer ser mais proativo, comece a ponderar sobre novas formas de executar as suas tarefas e comece a agir diferente.

3- Elimine as atividades e ações que são desnecessárias

Todos temos atividades que são desnecessárias, dentro de nossas rotinas. Faz parte do ser humano. Porém, saber enxergá-las e eliminá-las é fundamental para ser mais proativo. Para isso, pense no que pode estar roubando a sua criatividade e produtividade, por exemplo, e trabalhe em prol da “quebra” deste problema.

  • Importante: Não entenda que uma atividade que não traz “lucro” ou “melhores resultados” no trabalho é efetivamente desnecessária. Às vezes, ela está relacionada com algum tipo de lazer que você tem. Saiba filtrar isso.

4- Saiba avaliar o que está funcionando e o que precisa mudar

Novamente, reiteramos que o piloto automático pode fazer com que você nem se dê conta das suas atitudes ao longo do dia. Portanto, comece a refletir mais sobre as suas ações e analise o que pode estar funcionando bem e o que necessita de mudanças.

Assim, você conseguirá ser mais proativo a partir do momento em que terá mais insights e enxergará novas maneiras de agir no trabalho e nos estudos.

5- Exercite a sua criatividade todos os dias

Lembre-se que a sua criatividade é fundamental para ser mais proativo. Portanto, procure exercitá-la:

  • Lendo mais. Ler é um exercício incrível para a criatividade.
  • Assistindo mais e ponderando sobre possíveis roteiros. Pois prever um roteiro pode exercitar a mente.
  • Visitando novos lugares e experimentando novos sabores.
  • Vivendo novas experiências.

Unindo todas essas dicas e incluindo-as em sua rotina, certamente você conseguirá ser mais proativo. Bom desenvolvimento para você!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.