Tesouro Direto – Conheça as Opções de Investimento

Tesouro Direto oferece vários títulos de renda fixa

O Tesouro Direto é um programa criado pelo Tesouro Nacional, que permite que qualquer pessoa com um CPF possa investir em títulos públicos de forma online. 

Sendo assim, os títulos do tesouro direto são investimentos de renda fixa, pois no momento do investimento é possível saber a regra que informa a rentabilidade e como serão pagos os seus juros. Um investimento quando tem previsibilidade é chamado de renda fixa. 

Basta cadastrar e começar a investir!

Podem investir no tesouro direto qualquer pessoa portadora de um CPF, desde que se cadastre em instituições financeiras habilitadas para operar no tesouro direto. No entanto,  no site do próprio Tesouro Direto é possível encontrar várias instituições habilitadas.

Uma vez cadastrado no no programa é o momento de ir para a próxima etapa, a escolha do seu investimento. É possível investir no Tesouro Direto através do aplicativo oficial do TD, sem a necessidade de intermediários.

No entanto, há várias instituições financeiras que fazem esse intermédio sem taxas administrativas, por isso, é importante pesquisar.

Veja algumas opções dentro do TD

O foco do Tesouro Direto é o pequeno investidor. Por isso, é possível investir a partir de R$ 30,00. Sendo assim, é totalmente cabível em um planejamento financeiro pessoal

O Tesouro Direto oferece investimento em títulos prefixados e pós-fixados indexados à Selic ou ao IPCA.

Tesouro prefixado

O Tesouro Prefixado se refere aos títulos que possuem taxa fixa de juros, por isso, são informações conhecidas no momento do investimento. É indicado para objetivos de médio e longo prazo, já que os títulos Tesouro Prefixado têm vencimentos superiores a dois anos.

SELIC

O Tesouro Selic são títulos pós-fixados e possuem rentabilidade atrelada à taxa SELIC. É indicado para viabilizar uma reserva de emergência.

Tesouro IPCA+

Os títulos Tesouro IPCA+ são títulos pós-fixados que possuem rentabilidade atrelada ao índice IPCA,  o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA. Ou seja, está atrelado à inflação nacional. São títulos que possuem vencimentos longos, indicados para objetivos em longo prazo.

Pelo site e pelo Aplicativo Oficial do Tesouro Direto é possível conhecer melhor as opções e acessar o simulador do TD.

Opção viável para diversificar seus investimentos

Portanto, são várias as opções para que possa investir no Tesouro Direto. Por isso, é importante que analise todas essas possibilidades e as direcione aos seus objetivos. 

Além disso, invista valores baixos até que se sinta seguro, e posteriormente, aumente o valor e diversifique sua carteira de investimentos. Sendo assim, essa é uma opção viável quando pensar em diversificar seus investimentos, para além da poupança.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.