Iniciar Uma Poupança Requer Foco e Planejamento

O desafio pessoal de iniciar uma poupança 

Iniciar uma poupança pode ser um desafio pessoal para muitas pessoas, principalmente, para quem perdeu o controle de suas finanças, o que infelizmente ocorreu com uma grande parcela da população brasileira que perdeu seu fluxo financeiro por conta da pandemia causada pelo coronavírus em 2020.

No entanto, é possível direcionar seus planos e criar uma poupança para que possa direcionar outros planejamentos pessoais através de pequenas alterações no comportamento dentro da sua rotina.

Poupar é um hábito

Muitas pessoas alegam que preciso ganhar mais para guardar algum dinheiro. No entanto, quando essas pessoas são promovidas ou recebem uma renda extra, acabam gastando mais.

Isso comprova que poupar dinheiro é um hábito. Por isso, alimente esse hábito, direcionando valores, ainda que sejam baixos, para que possa guardar. Dessa forma, conforme a sua situação financeira melhorar, naturalmente irá disponibilizar um valor maior.

Gastos desnecessários

Muitas pessoas que se perderam em seus planejamentos financeiros, possuem gastos elevados que nem são perceptíveis em sua rotina. Por isso, eliminar gastos desnecessários é importante dentro de um planejamento financeiro em andamento. 

Sendo assim, anote tudo que deve pagar por mês . Bem como, anote as compras que são feitas dentro da sua rotina. Dessa forma, poderá eliminar uma assinatura de streaming, por exemplo. Ao passo que deixará de comprar uma roupa ou um sapato, sendo esse um pequeno gasto que está sendo feito em sua rotina. 

 Entradas e saídas financeiras

O controle referente às entradas e saídas financeiras são inerentes às empresas, dentro do fluxo de caixa. Todavia, o fluxo de caixa também deve ser feito por pessoas físicas.

Uma vez que se você tiver um controle real do quanto você ganha e do quanto você gasta, poderá utilizá-lo como ponto de partida para melhorar suas finanças e direcionar um valor para iniciar uma poupança.

Quanto devo poupar?

Muitas pessoas definem um percentual fixo e acabam não conseguindo cumpri-lo em médio prazo. Sendo assim, acabam ficando desmotivadas e abandonam seu planejamento financeiro pessoal.

Para não criar esse fluxo de autocobrança, direcione um valor mínimo aceitável. O mais importante em um primeiro momento é criar o hábito de controlar suas finanças e direcionar algum valor para a poupança.

Posteriormente, poderá aumentar esse valor de depósito. Sendo assim, caso possa disponibilizar um valor acima do seu mínimo aceitável,  poderá se parabenizar e não jogar tudo para o alto. 

Foco na direção

Lembre-se de que devagar se vai ao longe. Essa organização requer constância. Por isso, foque na direção, pois aos poucos conseguirá criar novos caminhos para que possa viabilizar seus planos pessoais.

Já que sabemos que as finanças são fundamentais para a realização de muitos sonhos. Por isso, a poupança pode ser feita, primeiramente como uma reserva de emergência, e posteriormente, pode criar uma segunda opção de poupança para objetivos específicos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.