Tecnologia: a dinâmica e complexa internet das coisas 

A interconexão digital na rotina das pessoas pode ser chamada de “internet das coisas”. Entenda melhor essa dinâmica!

A interconexão digital na rotina das pessoas pode ser chamada de “internet das coisas”. De forma sucinta, a internet das coisas é a inteligência artificial interligando objetos que podem funcionar de diversas maneiras, sendo dispositivos móveis, carros, eletrodomésticos, itens de segurança etc.

Tecnologia: a dinâmica e complexa internet das coisas 

A definição de internet das coisas pode ser um pouco simplista demais ao se referir apenas aos objetos; mas a internet das coisas se refere a conexão inteligente que esses objetos possuem entre si, já que eles coletam e recebem informações. Basicamente, isso ocorre quando você interliga um objeto a internet.

Essa mescla entre o mundo real e virtual possibilita diversas inovações para pessoas físicas e empresas por meio da conexão entre máquinas e equipamentos; o que facilita a rotina doméstica e também otimiza processos importantes no que se refere aos negócios de forma geral.

Dispositivos interligados

Os dispositivos de rotina como geladeiras, lâmpadas, computadores, dentre outros, estão interligados na era digital. Visto que o comando de voz é algo que já se tornou implícito para muitos, como podemos ver através da popularidade da Siri, por exemplo.

A internet das coisas pode facilitar diversos fluxos, de modo que pode tornar a cidade inteligente, por exemplo, diminuindo o desperdício de energia elétrica e de diversos recursos naturais.

Além disso, o crescimento da internet das coisas é algo orgânico no momento atual; já que cada vez mais as plataformas funcionam através da computação em nuvem e a inteligência artificial está dominando recursos e equipamentos.

O mundo digital e financeiro

Sendo assim, a internet das coisas está presente em diversas vertentes. Por exemplo, nas criptomoedas, já que a moeda digital permite o desenvolvimento financeiro em bancos virtuais; ao passo que a descentralização permite uma ligação mundial e rápida em relação aos investimentos.

Seja no celular, na empresa, no sistema armazenado em nuvem, no robô que aspira o chão da casa, no dispositivo que reconhece a sua voz ou faz a leitura do seu rosto, a internet das coisas é algo cada vez mais complexo e crescente.

Por isso, a internet das coisas permite que dispositivos trabalhem de maneira conectada e facilita a vida das pessoas, sendo algo que está crescendo de maneira orgânica e exponencial.

Diminuição de custos e mudança de processos

A otimização do trabalho, a diminuição de custos e a facilidade na rotina das pessoas torna a tecnologia da internet das coisas cada vez mais funcional e natural. No entanto, como ponto negativo, é importante se atentar aos ataques cibernéticos que os dispositivos podem sofrer. Talvez, esse seja um dos únicos pontos negativos até então, algo que é discutido por profissionais de tecnologia de forma ampla.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.