Suspeitos são presos acusados de fingir câncer para pegar auxílio-doença

De acordo com informações da Polícia Federal (PF) agentes prenderam 3 pessoas acusadas de fraudar o auxílio doença

Ao menos três pessoas foram presas na tarde desta quarta-feira (6), na região de Picos, a 313 quilômetros de Teresina, no Piauí. Eles estão sendo acusados de fingir que possuem câncer para conseguir a liberação do auxílio doença do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Pelo menos é o que se sabe.

De acordo com as informações da Polícia Federal (PF), a ação em questão ganhou o nome de Neoplasia. Foram realizados três mandados de busca e mais três de prisão temporária. Eles não chegaram a revelar os nomes desses três suspeitos. Mas se sabe que eles estão na cadeira desde então.

A suspeita é que essa quadrilha estivesse fraudando documentos médicos. A ideia era que eles poderiam enganar os médicos peritos do INSS. E ao que tudo indica, eles conseguiram fazer isso sem maiores problemas. A polícia encontrou mais de 190 documentos médicos em uma das casas dos suspeitos.

Pelo menos 38 desses papeis já foram comprovados como sendo uma fraude. E há uma enorme chance de que todos os outros sejam também. Há uma dúvida de que algum ou alguns médicos peritos possam ter ajudado nessa jornada dos suspeitos. Essa, no entanto, ainda não é uma questão fechada. A investigação continua.

De acordo com a PF, os suspeitos poderão ter que responder por uma série de crimes. Entre eles podemos citar, por exemplo, organização criminosa, estelionato majorado, falsidade ideológica e uso de documento falso. Estima-se que eles possam ter causado um prejuízo de algo em torno de R$ 230 mil ao INSS. A Justiça ordenou o bloqueio de suas contas.

Auxílio doença

Para quem não sabe, o auxílio doença é um benefício previdenciário que atende pessoas que estão doentes e que, por isso, não podem trabalhar. A ideia é que eles recebam essa ajuda enquanto não recebem o salário da empresa.

Fraudes como esta acabam causando uma certa revolta da população. É que se sabe que neste exato momento, milhares de brasileiros que precisam da ajuda do INSS de verdade ainda estão esperando em longas filas por esse dinheiro.

Ao mesmo tempo, estima-se que milhões de brasileiros estejam realmente lutando contra o câncer neste exato momento. Sabe-se que são cidadãos que realmente estariam precisando de ajuda neste momento.

Fraudes

Tentativas de golpes desse tipo não são nada incomuns no Brasil. E se engana quem pensa que eles só acontecem no Auxílio Doença. De acordo com o Tribunal de Contas da União (TCU), o Governo Federal perdeu bilhões em prejuízo por causa disso em 2021.

A grande maioria desses golpes, aliás, aconteceu no Auxílio Emergencial do Palácio do Planalto. Muita gente se aproveitou do momento delicado para poder receber esse dinheiro de maneira indevida. O próprio Governo Federal assume que isso realmente aconteceu.

Ao mesmo tempo em que golpistas recebem essa quantia, milhões de pessoas que alegam que possuem o direito de receber o benefício acabam ficando de fora do recebimento. O Governo Federal alega que trabalha para tentar diminuir essas injustiças

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.