Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

NOVO GOLPE do WhatsApp assusta os usuários do aplicativo

Um golpe muito comum, mas que tem feito cada vez mais vítimas por conta da correria do dia a dia. Conheça o golpe do WhatsApp e saiba como não cair e evitar que amigos e familiares saiam no prejuízo. Entenda como os criminosos agem e como se proteger.

Veja também: Whatsapp será desativado de celulares em novembro; confira a lista

Na última segunda-feira, se você é usuário do WhatsApp percebeu uma queda. Em todo o mundo, assim como no Brasil, os usuários dos serviços relataram dificuldade pra acessar os serviços dos aplicativos.

Como funciona o golpe do WhatsApp?

Há diversos crimes e golpes sendo praticados por meio do WhatsApp e saber como se proteger é essencial. Este golpe, especificamente, é aplicado por criminosos que não precisam nem clonar o celular da vítima, mas o prejuízo pode acontecer mesmo assim.

O criminoso compra um chip de celular nova e, se passando por você, inclusive com a sua foto, começa a chamar os seus familiares e amigos pedindo dinheiro. Na conversa o farsante sabe inclusive qual o grau de parentesco com quem está conversando, por exemplo.

Sendo possível que chame parentes mais próximos como mãe, pai, tios, entre outros. Se passando por você e com um número diferente, o criminoso pede dinheiro emprestado, dando uma explicação pela troca de número de celular.

O pedido de dinheiro muitas vezes vem acompanhado de um relato de uma suposta dificuldade de realizar uma transferência, do tipo ” mãe, transfere dinheiro para essa conta que eu estou devendo e no final do dia eu te devolvo.”

Sem desconfiar, a sua mãe pode transferir o dinheiro, por exemplo. Só que na realidade o número nunca foi seu e nem sabe de quem é a conta, os valores vão diretamente para conta de um dos integrantes da quadrilha.

Ao contrário também é possível, um amigo ou parente pedir dinheiro emprestado para você, com um número diferente. Em alguns casos, inclusive, o número pode ser até igual.

Neste caso o crime ainda é mais perigoso, com a clonagem do WhatsApp.

Como se proteger?

Se proteger desde tipo de crime é simples, embora seja necessário algumas adoções de medidas. O que você pode fazer é jamais transferir o dinheiro sem antes tentar falar com a pessoa por ligação, por exemplo, e confirmar se de fato não é um criminoso.

Para que seus amigos e familiares não caiam no golpe do WhatsApp, oriente para que sempre te liguem em caso de pedido em dinheiro ou combine sempre algum tipo de código.

Esse crime pode até parecer convincente, mas a informação pode fazer com que o número de pessoas que caem diminua. Também é importante que você realize a verificação em duas etapas do WhatsApp e jamais passe o seu código para ninguém.

Anote essas dicas e compartilhe esta notícia para que mais pessoas saibam como não cair no golpe do WhatsApp.

Leia Também:

Está "bombando" na Internet:

52 Comentários
  1. W. Assis Diz

    Tem gente q veio aqui para criticar, outros para debochar da matéria. Ainda bem q a maioria agradeceu o empreendimento, valioso, da autora.
    Sou atualizada, no entanto quase cai no golpe e acreditei ser um novo numero do meu filho qdo vi sua foto no wstsap. A quantia pedida era muito alta e comecei um dialogo achando q era meu filho. Estranhando algumas palavras, exigi que algumas perguntas “código” fossem respondidas. Nao foram, óbvio. Liguei imediatamente p o banco repassando os dados (nome completo, banco, agencia e conta) q eu tinha recebido para fazer o deposito.
    Concordo com o q foi dito acima sobre a responsabilidade dos bancos de denunciarem o “ cliente” cujos dados cadastrais conhecem.

  2. Ferreira Diz

    Novo golpe não que esse já é bem velho. Bora pro próximo que os pilantras são criativos e já tem golpitcho novo na praça meu bem. O golpe tá aí, cai quem não se atualiza.

  3. Vera Diz

    Contando ou não o Whatsapp, para aplicar esse golpe é preciso ter acesso à lista de contato é às conversas para tentar identificar o tipo de relação familiar e/ou de amizade o usuário possui. A reportagem precisa também fazer esse detalhamento.

  4. Vagner GB Diz

    Conteúdo chegou atrasado,.,.,,..

  5. Joana Diz

    Boa noite! E tem outros tipos de golpe também, pessoas comprando de chip de outro de outro país, dizendo que está na Inglaterra, que nasceu na Alemanha e que tem uma filha e é viúvo, chama você no Whatsapp querendo amizade, começa a perguntar qual a sua profissão? Depois já começa a falar em casamento, cuidado é golpe.já sai fora várias vezes, este tipo de gente, faz um perfil lindo, que pode ser de outra pessoa só para pegar o seu dinheiro.Fica um alerta.Eu gostaria de saber, como os responsáveis por este setor do whatsApp pode está revendo isto para combater estes fales News.UM PERIGO!

  6. Lay Lima Diz

    Aconteceu exatamente isso com a irmã , eles clonaram e mandaram mensagem pedindo dinheiro para todos da família , inclusive eu , ainda tenho as mensagens .

  7. Marilda da silva Diz

    Fui enganda por uma compra de a moto no watsap no 2800 e ate agora não consegui nada .perdi minha compra de um golpe pelo watasap…..

  8. Eduardo Diz

    Interessante levaram 7 horas para apagarem dados do face, instagram e wats…. 1 dia depois de ser denunciado no senado americano.

  9. Fábio Diz

    E aonde fica a zorra da autenticação em DUAS ETAPAS?!

  10. Henrique Diz

    Estou rastreando alguns numeros que aplicaram este Golpe…
    Uma dica e nao deixar sua foto de perfil do whatsApp publica “Visivel para todos”.
    Altere foto de perfil para “Apenas Contatos”.

    Este golpe ta demais

  11. Vanessa Diz

    Aos olhos de Deus ninguém escapa,…uma hora eles pagam por isso.QUANDO O HOMEM NÃO TEM LIMITE, DEUS VAI LÁ E PÕE

  12. luisanderson Diz

    Deveriam descriminalizar isso. Não adianta dizer até doer que pediu dinheiro é golpe que o oh t@ rio continua caindo. É o mesmo migué do link “clique aqui”. Não adianta dizer até doer NÃO CLIQUE NO LINK e o que acontece? É o mesmo que ter dó de corno.

  13. Rod Diz

    Esse golpe é dirigido aos tios e tias que acreditam em tudo que recebem no whatsapp e compartilha, estou falando dos bozolóides

  14. Cida Diz

    Tentaram fazer isso comigo e meu pai que mora distante. Só que a minha família foi mais esperta que o golpista. Nem deu tempo de pedir dinheiro.

  15. Lorenzo Sarturi Diz

    Cambada de 171

  16. Daniel Cunha D' Araújo Diz

    Se eles fizerem isso aí com meus parentes e que se dizem família. Estarão fudidos , ferrados😂😂😂😂 Porque meus parentes são tão ruins, que não dão, não emprestam dinheiro a praticamente ninguém. Só quem eles puxam o saco e bajulam.

  17. Paulo Afonso de oliveira Diz

    Isso aí é o exemplo que a política brasileira dá para os ladrões estelionatário e etc…

  18. Ivani Diz

    O problema é que o WhatsApp registra seus usuários pelo número do chip, com isso quando alguém deixa de colocar crédito ou de pg pelo plano o número é bloqueado pela operadora e depois de um tempo se não for resgatado pelo mesmo cliente o número é posto à venda novamente. E quando um novo cliente compra e instala o WhatsApp ele entende que é a mesma pessoa. Onde mora o erro, que não deveria acontecer, visto que é de conhecimento deles que este número pode ter sido posto a venda e não ser mais do usuário antigo. Da mesma forma o WhatsApp deveria desativar usuários após um dado tempo sem atividade ou junto com o cadastro do número vincular o CPF e um e-mail os quais deveriam servir de segurança quando o número fosse reativado por outra pessoa… Além da confirmação do CPF enviassem um código de acesso para o e-mail do proprietário, em caso de ser novo usuário teria que cadastrar o novo CPF e e-mail. Já fiz essa reclamação várias vezes para o APP, mas nunca nem deram retorno.

  19. Joel Diz

    Se ligarem pra meus parente é capaz de alguns deles dar é tiro pela tela do whatsap kkkkkk

  20. Jabes Medeiros de Almeida Diz

    Na verdade povo não procurar se informar sobre segurança do app e de todo tipo de coisa que venha usar é mais fácil dizer que não sabe não sabia…coloca senha use configurar em duas etapas configure fotos e status só para seus contatos e por ae vai ….golpe e haker apenas explora a vulnerabilidade e preguiça do ser humano

  21. Celia Maria Diz

    Outro golpe! Ligações, mensagens por zap, etc, dizendo q nosso nome vai para o SPC, caso ñ quisemos uma suposta dívida efetuada em anos anteriores. Recebo diariamente, umas 10 ligações dessas por dia. Fiquem atentos.

  22. Fernando Marques Diz

    Mas os bancos são em parte cúmplices pois quando um golpe acontece bastava eles rastrearem a conta para onde foi o depósito e fazer o estorno além de avisar a polícia e bloquear a conta dos bandidos mas quanto mais dinheiro mais ricos ficam ou seja jeito tem

  23. Lilia Diz

    È minha patroa caiu nesse golpe ano passado

  24. Ketley Araujo Diz

    Isso acontece também porque as operadoras telefônicas não deletam os números antigos, ou quando nós precisamos trocar de número é descartamos o velho, então as operadores reutilizam o número antigo. Pronto!!! Inicia-se a possibilidade de vários novos golpes, pois quem tem seu número antigo terá sua foto e suas conversas, logo poderá se passar por você facilmente. Eu mesma precisei trocar de chip e meu número antigo está sendo usado por outra pessoa, isso é um absurdo. A culpa é das operadoras, de que adiantou colocarem mais um dígito nos números dos celulares??? Infelizmente o povo paga a conta!!

  25. ULRICH Diz

    Lucy, seria interessante complementar a matéria com os possíveis procedimentos de recuperação do prejuízo seja via legal, policial ou acionar o banco da conta laranja.

  26. Márcia Helena Diz

    Na real , se precisar de algo ligue para o. Parentes em questão e conversa ,pedir dinheiro por wappsapp , é no mínimo duvidoso.

  27. Paulo R F Gonçalves Diz

    Othon : um provável imbecil !
    Um pai , uma mãe , ou, avós , podem agir sim sem analisar a situação com a intenção de ajudar o parente quando a situação parecer natural para eles , e isso não significa ser imbecil , desejar o mal para os outros pode voltar para quem deseja , de alguma forma.

  28. Paulo R F Gonçalves Diz

    QUEM CRITICA qualquer matéria sobre alerta de qualquer golpe só pode ser golpista.
    Os maléficos golpistas criam vários tipos diferentes de golpes direcionados para pessoas de comportamentos diferentes também, como esse que pessoas com pouca informação, os idosos etc ; e os golpes para “olho grande” , são aqueles que oferecem retorno financeiro enorme e impossível na legalidade e em pouco tempo.
    Nunca digitem códigos , ou , senhas solicitados , nunca entreguem cartão para ser trocado , e instruam os idosos de suas famílias .
    Um abraço à todas as pessoas “do bem”.

  29. Luciano Diz

    Quem está criticando a reportagem, dizendo que temos quê nos ferrar, só pode ser o golpista quê não está feliz com a divulgação do seu negócio malicioso. Têm é quê por na cadeia esses canalhas. Muito boa a reportagem, têm quê repassar muitas e muitas vezes, para quê todos fiquem alertas. Tenho dito!!!!

  30. Ricardo Diz

    Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk,
    Esse S.C.S foi sarcástico! Kkkkkk

  31. Luiz Pereira Carlos Diz

    Meu zap está um lixo há muito tempo a todo momento não consigo abrir ou receber. Acho que devemos ter outro aplicativo como opção. Desconfio também que estão cerceando os temas e os assuntos que divulgamos mesmo entre pessoas conhecidas e cadastradas nós nosso contatos. É muito domínio nas comunicações de um só grupo Facebook, whatsapp, Instagram, isso é altamente perigoso e um caso até de segurança nacional.

  32. José Alberto CARNEIRO SANTOS Diz

    Se o cara pedir depósito na conta dele. A minha família pedirá que o malandro deposite o dobro na dela….kkkk…

  33. José Alberto CARNEIRO SANTOS Diz

    Se o cara pedir pra minha família depositar dinheiro na conta dele. O danado vai ter que depositar o dobro na dela…. kkkkkkk….!

  34. Marcia Diz

    As pessoas estão falando que essa notícia é velha, mas tem muita gente que não sabe, principalmente idosos. Tem muita gente inocente nesse mundo…

  35. Neize Diz

    Aconteceu com o filho de minha dentista. Alguém, com foto dele, ligou para o pai, que mora em outra cidade, dizendo que mudou de telefone e pedindo para depositar dinheiro. Ele desconfiou, ligou para o número do filho, viu que era golpe e ameaçou de avisar a polícia.

  36. Othon Diz

    Quem cai em golpes toscos assim tem que se ferrar mesmo, cair uma, duas, três vezes até perder tudo. Esse é o preço da imbecilidade. Espertos só sobrevivem porque os otário existem e clamam para assim serem!

  37. Newton Santos Diz

    Valeu 👍 pelas recomendações, mas todo mundo familiares e amigos sabem que sou uma pessoa de poucos recursos financeiros e não empresto 💰💸 pra ninguém sem conversar pessoalmente pra conhecer de perto o que está acontecendo de verdade…conversa fiada e lero lero está internet está cheio… obrigado, pela matéria.

  38. Alvaro Diz

    Muito obrigado Lucy pela matéria. Já Irei avisar aos meus pais

  39. Marcos Diz

    Esse já fizeram comigo na minha familia, pessoal vá faça um boletim de ocorrência leve a conversa na delegacia e principal peça a conta p vc depositar, pois com o boletim vc leva no banco e o banco bloqueia a conta na hora e um meio de diminuir isso se nós só não responder vai ter mais

  40. Eric santis Diz

    Poisé, fiquei também na dúvida? E se o farsante comprou outro chip, como consegue colocar no chip novo o número da outra pessoa?

  41. Moacir Diz

    Uma outra dica importante, deixar a configuração de quem pode ver sua foto de perfil, em “Privacidade”, como “Meus contatos”. Assim evita que a foto seja pública e um desconhecido a use, aumentando a chance do golpe dar certo.

  42. Deniza Mendonça Diz

    Vixi esses golpe tem faz mt mt tempo

  43. Anonimo Sempre Diz

    Tenso

  44. Campanella Diz

    Este golpe vem ocorrendo ha pelo menos 3 anos e com muita frequência, em 2018 um familiar já sofreu por criminosos que agem assim.

  45. M.V Diz

    Como o criminoso vai se passar por alguém, saber quem são os contatos, grau de parentesco sem clonar o Whatsapp ?

  46. clovis pasternak Diz

    Todos sabem como “evitar” o golpe, porém nenhuma autoridade é capaz de rastrear as ligações destas quadrilhas. Estranho!!!

  47. Diego Amaral Diz

    Parabéns pela sua reportagem. Enterresente e necessária !!!
    Parabéns pelo trabalho.

  48. Abc sc Diz

    Muito bacana ler algo assim, faça uma pesquisa sobre venda de contas em vídeo games por whatsapp, isso é uma forma bem “comum” de ter roubos no momento.

  49. Edi Diz

    Esse golpe já estava acontecendo antes do dia da redes não funcionar eu mesmo fui vítima.

  50. Sonia Diz

    Muito bem explicado, porém esse golpe não é novo. Já tive a infelicidade de cair nesse golpe a 4 meses atrás.

  51. Cleudiney Theodoro Brandão Diz

    Apenas uma pergunta que não se cala:
    -Como eles conseguem sua agenda telefônica?
    Como sabem que é sua mãe, pai, tio?

  52. S.C.S Diz

    Parabéns pela bela pesquisa. Alerta sobre o uso mais eficiente do WhatsApp e como NÃO cair em golpes de dinheiro, ainda mais como situações que vivemos hoje em dia.
    Atenciosamente S.C.S de 11 anos de idade

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.