Surpresa total, Valores ATRASADOS do INSS são liberados e você pode ter dinheiro para receber

O INSS, encarregado de uma série de pagamentos ligados a benefícios sociais concedidos pelo governo federal, apresenta um atraso em determinados repasses. Assim, é fundamental que todos estejam alerta, visto que os montantes já foram liberados, mas apenas por um período limitado.

O INSS é responsável por administrar os pagamentos de benefícios, tais como o Benefício de Prestação Continuada (BPC), aposentadoria, salário-maternidade e auxílio-doença. Entretanto, cerca de R$1,34 bilhões em pagamentos que se relacionam a esses benefícios estão pendentes, pois aguardam a distribuição à população brasileira.

Recentemente, tem sido notado um aumento nas queixas sobre a gestão dos agendamentos e consultas do INSS. Muitos cidadãos encontram dificuldades para agendar um horário para verificar a possibilidade de obter (ou não) um benefício do instituto.

Esses cidadãos geralmente se enquadram em duas situações: os que precisam comprovar que ainda estão em uma situação inviável de trabalho e precisam manter o recebimento do benefício, e aqueles que necessitam provar que são incapazes de trabalhar para receber o benefício.

No entanto, temos uma má notícia para esses indivíduos. Este montante superior a R$1 bilhão em pagamentos não se direcionará para aqueles que estão na fila esperando por atendimento. Portanto, a seguir, veremos para onde esse dinheiro se destina, pois há pessoas que tem o direito de recebê-lo.

Para onde vai este dinheiro do INSS?

Esses fundos se direcionam para quitar as dívidas do INSS com beneficiários que obtiveram vitória contra o Instituto em processos judiciais. Em outras palavras, indivíduos que tiveram que levar o instituto aos tribunais e venceram, agora irão se ressarcir do valor devido por meio de uma sentença legal.

Isso se refere às chamadas Requisições de Pequeno Valor (RPVs). Os valores serão transferidos do INSS para os Tribunais Regionais Federais, que, por sua vez, redistribuirão o dinheiro de acordo com as ações judiciais vencidas. Ao todo, cerca de 84 mil pessoas terão os montantes depositados em suas contas.

Os depósitos irão se realizar diretamente pelo Tribunal Regional Federal da respectiva região, seja em uma conta da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil, pelo próprio tribunal. O INSS, por sua vez, cumpriu com sua obrigação de fornecer o capital necessário para o pagamento das ações judiciais perdidas.

O que são as Requisições de Pequenos Valor e para que servem? 

As Requisições de Pequeno Valor, também conhecidas pela sigla RPVs, são um tipo de pagamento que o governo faz quando perde uma ação judicial. Em termos simples, elas são um meio de você receber dinheiro que o governo deve a você por causa de uma decisão judicial.

Vamos pegar um exemplo para entender melhor. Digamos que você tenha uma disputa com o INSS e decida levá-la ao tribunal. Se você ganhar a causa e o juiz decidir que o instituto deve lhe pagar uma certa quantia de dinheiro, essa quantia se torna uma dívida do INSS para com você. Agora, se o valor dessa dívida se considerar “de pequeno valor”, ou seja, não for muito alto, então ele será pago por meio de uma RPV.

Aqui, o termo “pequeno valor” é relativo e tem um limite definido por lei. No âmbito federal, até a data de corte do meu conhecimento em setembro de 2021, o valor máximo para uma dívida a se considerar de pequeno valor é de 60 salários mínimos. Valores superiores a esse limite são pagos por meio de precatórios, que é um processo mais complexo e geralmente mais demorado.

Portanto, as RPVs servem para garantir que as pessoas que venceram uma ação judicial contra o governo possam receber o dinheiro que lhes é devido de maneira mais rápida e simples. Elas são uma maneira de o governo pagar suas dívidas judiciais sem passar por todo o processo de emissão de precatórios, que pode ser bem burocrático e demorado.

Outros tipos de benefícios que o INSS administra

  1. Aposentadoria: Este é um benefício que a maioria das pessoas conhece. É um pagamento mensal que as pessoas recebem depois de parar de trabalhar devido à idade ou por questões de saúde. Existem diferentes tipos de aposentadoria, como por idade, por tempo de contribuição, por invalidez, entre outras.
  2. Auxílio-doença: Este é um benefício para pessoas que não podem trabalhar por causa de uma doença ou lesão que não foi causada pelo trabalho. Elas recebem pagamentos mensais enquanto estão incapazes de trabalhar.
  3. Auxílio-acidente: Este é semelhante ao auxílio-doença, mas é para pessoas que sofreram um acidente de trabalho que resultou em uma redução da capacidade de trabalho.
  4. Pensão por morte: Este benefício é destinado aos dependentes de um trabalhador que faleceu. Isso pode incluir cônjuges, filhos, e em alguns casos, pais e irmãos.
  5. Salário-maternidade: Este é um benefício para mulheres que deram à luz, adotaram uma criança ou tiveram um aborto não criminoso. É uma maneira de ajudá-las a cuidar de suas crianças nos primeiros meses.
  6. Benefício de Prestação Continuada (BPC): Este é um benefício para idosos acima de 65 anos ou pessoas com deficiência que não têm condições de prover a própria manutenção.

Lembre-se de que para receber esses benefícios, geralmente é necessário contribuir para o INSS durante um determinado período de tempo.

Por que existem tantos benefícios pendentes a pagar para a população brasileira?

Existem várias razões pelas quais tantos benefícios do INSS estão pendentes para a população brasileira. Estas são as mais comuns:

Complexidade dos processos: As regras e regulamentos que regem os benefícios do INSS são bastante complexos. Isso pode resultar em atrasos na análise e aprovação dos benefícios.

Demanda elevada: O INSS atende a milhões de pessoas em todo o Brasil. A grande demanda pode sobrecarregar o sistema, causando atrasos.

Burocracia: O Brasil é conhecido por ter um sistema burocrático complexo, o que pode levar a atrasos no processamento dos benefícios.

Recursos limitados: O INSS, como qualquer outra agência governamental, tem recursos limitados. Se houver mais solicitações de benefícios do que o instituto pode processar com eficiência, haverá atrasos.

Fraudes: Infelizmente, o sistema do INSS também é alvo de fraudes. Quando se detecta suspeitas de fraudes, os pagamentos podem ser suspensos para investigação, o que leva a atrasos.

Problemas de gestão: Às vezes, a má gestão ou a ineficiência administrativa podem contribuir para a demora no pagamento dos benefícios.

Esses são apenas alguns dos fatores que podem levar a atrasos no pagamento dos benefícios do INSS. É uma situação complexa que envolve muitos desafios. No entanto, o governo brasileiro continua trabalhando para melhorar o sistema e garantir que todos os cidadãos que têm direito a benefícios os recebam em tempo hábil.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.