Sua mão ADORMECE quando mexe no CELULAR? CUIDADO! Isso pode ser um PERIGO!

Muitas pessoas sentem dormência nas postas dos dedos, e outras, na mão toda

Com o desenvolvimento imparável das novas tecnologias, a utilização do celular não parou de aumentar. Hoje ele é uma ferramenta fundamental que, por vezes sem perceber, utilizamos constantemente. Esse uso permanente, que pode acabar causando compressão dos nervos da região, é o que às vezes deixa as mãos dormentes.

Embora possam existir outras causas, esta é a que prevalece quando notamos um estranho formigamento nas extremidades superiores. Se isso acontecer com você quando você usa o celular por horas, descubra todos os detalhes e se previna de maiores doenças.

Por que minhas mãos adormecem quando mexo no celular?

Em primeiro lugar, deve-se destacar que vários são os motivos que podem dar origem a esta síndrome, chamada parestesia. Na maioria das vezes, é algo inofensivo e temporário. Mesmo assim, caso esse formigamento ou dormência ocorra de forma excessiva nas mãos, é fundamental uma consulta médica para descartar doenças.

Doenças relacionadas com problemas circulatórios, arteriosclerose, artrite reumatóide, diabetes, esclerose múltipla podem ser a causa. Afinal, diversas são as patologias que podem estar por trás das mãos adormecidas.

A primeira coisa a se considerar é o uso continuado do smartphone, que envolve manter aquela posição das mãos durante um longo período. Às vezes não percebemos, mas passamos muito tempo enquanto movemos os dedos a toda velocidade para escrever mensagens;

A pressão gerada por essa postura mantida por horas é que acaba provocando dormência nas extremidades. Note que o posicionamento de usar as duas mãos e os polegares alternadamente, acaba comprimindo os nervos periféricos, principalmente aquele que percorre a parte interna do antebraço, do cotovelo ao punho, causando parestesia temporária nas mãos.

Sua mão ADORMECE quando mexe no CELULAR? CUIDADO! Isso pode ser um PERIGO!
Muitas pessoas sentem dormência nas postas dos dedos, e outras, na mão toda – Imagem: Canva

Tipos de lesões que podem acontecer

O uso abusivo do celular pode não só ter consequências negativas a nível psicológico, mas também podem surgir doenças físicas de intensidade variável. Obviamente que um braço ou mão adormecida por má postura não é, em princípio, de maior importância, mas é um alerta de que algo está causando compressão nervosa que deve ser reduzida para evitar problemas maiores.

Entre as lesões mais comuns, de origem diversa, mas que começam a ser relacionadas ao uso do celular, devemos destacar a síndrome do túnel do carpo. Ela é produzida justamente pela pressão que a posição de segurar o telefone exerce sobre o nervo mediano.

Quando esse nervo, que chega à palma da mão, é comprimido, acaba causando essa síndrome, cujos sintomas são:

  • Formigamento;
  • Dormência;
  • Fraqueza na mão e no braço.

O gesto de digitar com os dedos no celular também tem feito aumentar os casos de artrose do polegar em jovens, além de desconfortos relacionados a dores nos pulsos ou mesmo nas articulações dos demais dedos das mãos.

Mãos que adormecem com frequência podem ser um alerta para múltiplas doenças nas pequenas articulações e ligamentos que as formam, sendo um possível sintoma de tendinite na mão ou no punho.

Como acabar com dormência nas mãos

Logicamente, o ideal é tentar evitar que as mãos adormeçam usando o celular com responsabilidade. Não gastar muito tempo segurando o aparelho e, principalmente, fazer pausas na busca de informações ou no envio de mensagens é uma medida tão básica quanto necessária.

Além disso, há uma série de remédios caseiros simples para quando suas mãos adormecem que você pode colocar em prática. Entre outros:

  • Mova lentamente todos os dedos da mão para reativar a circulação na região e massageie uma mão com a outra, colocando o polegar de um deles na palma da outra e fazendo movimentos circulares enquanto aplica uma leve pressão;
  • Use uma bola anti-stress. Pegue-a na mão enquanto fecha e aperta suavemente com todos os dedos. Abra e feche a mão várias vezes;
  • Molhe as mãos em água quente enquanto move os dedos sob a torneira. A água quente exercerá um efeito vasodilatador e promoverá a circulação sanguínea, reduzindo o formigamento;
  • Cuide da alimentação, pois às vezes a deficiência de vitaminas, principalmente do grupo B e de minerais como o magnésio, pode causar dormência nas mãos com frequência ‘suspeita’.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.