Sou do Auxílio Brasil. Quando posso receber o vale-gás nacional?

De acordo com o Governo Federal, milhões de pessoas que estão no Auxílio Brasil ainda não conseguiram receber o vale-gás nacional

O Governo Federal concluiu na última semana os pagamentos de fevereiro de dois dois seu programas sociais. Estamos falando aqui do Auxílio Brasil e do vale-gás nacional. Cada projeto tem a sua lógica. Mas no geral, o que se sabe é que juntos os dois benefícios estão atendendo cerca de 18 milhões de pessoas.

De acordo com as informações do Ministério da Cidadania, pelo menos neste primeiro momento os usuários do Auxílio Brasil estão tendo preferência no recebimento do vale-gás nacional. Acontece que o Governo Federal afirma que não tem dinheiro para pagar o benefício para todo mundo. Por isso, eles fizeram essa nova seleção.

Acontece que isso não quer dizer que todos os usuários do Auxílio Brasil estão recebendo automaticamente o vale-gás nacional. De acordo com relatos nas redes sociais, muita gente está conseguindo pegar apenas um dos dois projetos. Esses brasileiros querem saber quando é que eles poderão entrar nessa nova folha de pagamento.

Por meio de uma nota técnica, o Ministério da Cidadania falou recentemente sobre o tema. De acordo com a pasta, o benefício em questão vai inserir mais gente no vale-gás nacional de maneira gradativa. Isso significa dizer que novos usuários que estão recebendo o Auxílio Brasil agora poderão entrar neste novo projeto.

Mas atente para o uso do termo “gradativo” nesta declaração. Ele significa dizer que a entrada de novos usuários não irá acontecer de uma só vez. Então no próximo pagamento, novos usuários entrarão no vale-gás. Não serão todos. Você poderá estar ou não nesta nova leva.O que resta agora é esperar.

Quem tem direito

De acordo com o projeto original, o vale-gás nacional é um programa voltado para pessoas que possuem inscrição ativa no Cadúnico. Além disso, é preciso ter uma renda per capita de até meio salário mínimo, ou seja, R$ 606.

Além desse grupo, também têm direito ao projeto as pessoas que fazem parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). São idosos com mais de 65 anos de idade.

Ao juntar esses dois grupos, nós chegamos em cerca de 24 milhões de brasileiros que se enquadram nas regras de entrada no programa. O Governo, no entanto, alega que não tem dinheiro para todos esses pagamentos.

O vale-gás nacional

O vale-gás nacional é um programa que atende pessoas que estão precisando de ajuda para comprar um botijão de gás de 13kg. Esse é um item que vem crescendo muito de preço nos últimos meses.

De acordo com o projeto do vale-gás, o valor dos pagamentos deve ser sempre de no mínimo a metade do preço médio do botijão de 13kg em um caráter nacional. Quem define esse patamar é a Agência Nacional de Petróleo (ANP).

Neste último mês de fevereiro, por exemplo, os pagamentos foram de R$ 50. A próxima liberação só deve acontecer mesmo em abril, já que o programa tem caráter bimestral. Os novos valores ainda não passaram por uma divulgação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.