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INSS vai voltar a ter agendamento de atendimento presencial. Entenda

De acordo com as informações oficiais do próprio INSS, agendamento do atendimento presencial volta a partir do dia 14 de março

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou nesta semana que vai retomar o chamado agendamento de atendimento presencial para todos os serviços. De acordo com as informações oficiais, esse retorno vai acontecer a partir do próximo dia 14 de março e deverá valer para todos os serviços.

Para fazer esse agendamento, o cidadão vai ter que recorrer ao aplicativo oficial do Meu INSS. É por lá que vai ser possível fazer essa escolha da data e do serviço para o qual ele quer o atendimento. De acordo com as informações oficiais, vai ser possível agendar visitas para se tratar de aposentadorias, por exemplo.

Mas não é só isso. Ainda de acordo com o INSS, o cidadão vai poder agendar também um atendimento para tratar de pensão por morte, emissão de extratos, obtenção de resultados, certificados além de uma série de outras possibilidades. Pelo menos é isso o que a autarquia está prometendo que vai acontecer.

Desde 2020, quando a pandemia do coronavírus chegou ao Brasil, o INSS só estava aceitando agendamento de serviços que não poderiam ser feitos de maneira remota. Uma realização de uma perícia médica, por exemplo, não tinha como acontecer pela internet, então esse tipo de reserva não foi cancelado.

De acordo com as informações oficiais, ao todo cerca de 90 serviços do INSS já podem ser feitos de forma digital. Mas isso está longe de ser um número total. Muitas das atividades ainda precisam ser presenciais. De todo modo, o que se sabe é que muito em breve todo mundo vai poder fazer esses agendamentos mesmo desses serviços digitais para um atendimento presencial.

Quem não tem conexão

Essa é uma boa notícia sobretudo para a parcela da população que não tem uma conexão com internet muito rápida. E isso é mais comum do que se possa imaginar. Principalmente quando se sabe que o público do INSS é, em geral, mais idoso.

Muitas dessas pessoas não costumam usar a internet ou pelo menos não possuem muita familiaridade com a rede. Por isso, muitos deles acabam preferindo ir pessoalmente até uma agência do INSS para conseguir resolver esse problema.

Essa mudança de possibilidade de agendamento presencial não muda o fato de que o INSS está tentando se tornar cada vez mais digital. Então quem preferir seguir usando a internet para realizar os seus atendimentos, vai poder seguir fazendo isso.

Agendamento físico e digital no INSS

De acordo com as informações oficiais, a pessoa que quer fazer um agendamento de forma digital no INSS, poderá fazer isso através do app do Meu INSS. Para quem não tem familiaridade com a internet, outra possibilidade é ligar para o número 135.

Caso o segurado não tenha nenhuma conexão com a internet, ele terá a possibilidade de fazer o agendamento de forma presencial em uma agência do próprio INSS. Mas calma. Isso ainda não é uma possibilidade que está valendo agora.

De acordo com o próprio Instituto, eles estão fazendo uma nova avaliação em todas a agências para descobrir quais delas poderão fazer isso. E aí eles divulgaram uma lista com esses locais ainda no final deste mês.

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