Atualizei meu Cadúnico, mas ainda não consta no sistema. O que aconteceu?

De acordo com relatos nas redes sociais, algumas pessoas estão atualizando o Cadúnico, mas o sistema segue sem trazer essa informação

Não é mais segredo para ninguém. Quem quiser entrar em boa parte dos programas sociais do Governo Federal, precisa necessariamente ter um cadastro ativo no Cadúnico. É a lista que o poder executivoreúne os nomes das pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social neste exato momento no país.

Para entrar no Cadúnico, o cidadão precisa prestar atenção nas regras gerais da sua cidade. É o que seu município faz a gestão desta inscrição. Na maioria dos locais, essa entrada acontece por meio de um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) ou mesmo através de uma outra central de atendimento.

Pelo menos uma vez a cada dois anos o cidadão tem que realizar a atualização de suas informações. A dica primordial é fazer isso sempre que acontecer uma mudança estrutural na sua família. Assim, você acaba correndo menos riscos. Entretanto,  é justamente este ato de atualizar o sistema que está dando dor de cabeça em muita gente.

É que de acordo com relatos vistos nas redes sociais, tem gente que está realizando esse processo de atualização do Cadúnico, e não vê essa situação consumada no site oficial do mesmo. Afinal de contas, por que isso acontece? Em primeiro lugar, é importante lembrar que isso não é culpa do cidadão.

Ocorre que o sistema de inscrição no Cadúnico não é uniformizado. Como dito, a inscrição fica a cargo dos municípios, que logo depois precisam enviar essas atualizações para o Governo Federal e só depois que esse processo de envio se cumpre é que essa atualização vai constar no site oficial do programa.

Demora para receber

É justamente por isso que muitas pessoas acabam demorando para receber projetos sociais como o Auxílio Brasil ou até mesmo o vale-gás. É que existe um intervalo de tempo entre o momento em que você entra no Cadúnico até o dia em que você se torna apto a receber o dinheiro.

Para piorar essa situação, esse período de tempo de espera costuma demorar a depender da região e da cidade em que você vive. Isso porque cada município possui o seu próprio sistema de envio. Portanto, é preciso aguardar.

No início do ano passado, o Governo Federal chegou a considerar a possibilidade de nacionalizar a entrada no Cadúnico; todavia, essa possibilidade foi muito criticada. Ocorre que muitas pessoas acreditam que as prefeituras precisam seguir desempenhando esse papel pois, por elas estarem mais próximas, conhecem melhor a realidade dos cidadãos carentes

Cadúnico não é garantia

Vale sempre lembrar que entrar no Cadúnico não é garantia de recebimento de benefícios sociais. Ao entrar nesta lista o cidadão tem maiores chances de entrada. Todavia, o recebimento desses projetos não acontecem de forma automática.

Ocorre que você pode estar no Cadúnico e não estar dentro dos limites de renda de cada projeto. Cada programa tem o seu. No vale-gás, por exemplo, esse limite é de R$ 606. Já no Auxílio Brasil é de R$ 210.

Porém, mesmo que você esteja no Cadúnico e cumpra esses limites de renda, ainda não está garantido nos pagamentos desses programas sociais. É preciso esperar até que o Ministério da Cidadania faça a seleção do seu nome.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.