Sinais de falta de comprometimento do colaborador

Entender os sinais de falta de comprometimento do colaborador é um passo importante para dar bons feedbacks ou, em casos extremos, remodelar a equipe.

Mas, quais sinais são esses? O que podemos observar nos funcionários que pode servir de base para auxiliarmos cada um deles, em suas buscas por melhorias?

Abaixo respondemos a esses questionamentos e levantamos outras reflexões. Acompanhe!

Quais são os sinais de falta de comprometimento do colaborador?

Abaixo listamos alguns dos sinais de falta de comprometimento do colaborador para que você comece a observar o seu time da melhor forma possível. Veja:

1. Atrasos constantes e sem justificativa

Esse é um clássico sinal de que o colaborador pode estar descomprometido com o seu trabalho. Afinal, ao invés de ele justificar os atrasos, simplesmente chega depois do tempo estipulado e acaba agindo como se nada estivesse acontecendo.

Porém, na realidade, esse comportamento pode estar denunciando que o indivíduo “não está nem aí” para o seu expediente e suas responsabilidades.

2. Falta de interesse em assuntos que não dizem respeito ao cargo dele

O colaborador não demonstra nenhum tipo de interesse em assuntos que não tenham relação com o trabalho dele? Saiba que esse também pode ser um sinal intenso de que não há comprometimento para com a sua atuação.

Afinal, ele apenas age no piloto automático, cumprindo o que deve ser feito e “pronto”. Sem buscar crescer ou desenvolver novas ideias que, além de agregar em sua vida profissional, também poderiam agregar na vida pessoal.

3. Comunicação ruim com os outros colaboradores

Como é a comunicação e a interação com os outros colaboradores? O indivíduo demonstra abertura às ideias dos colegas? Ou simplesmente “se fecha em seu mundo” e não participa dos crescimentos em equipe?

Analise esse tipo de comportamento, mas cuidado para não ser injusto! Afinal, muitas vezes o colaborador apenas tem timidez no trabalho. Portanto, saiba diferenciar esses cenários.

4. Faltas recorrentes

Assim como os atrasos costumam ser bem recorrentes, as faltas também são. E isso acaba provocando impactos negativos no trabalho de todos da equipe.

Além disso, é importante ressaltar que um dos sinais de falta de comprometimento do colaborador é quando ele falta e não traz uma justificativa plausível, ou ainda, tenta inventar “desculpas”.

5. Falta de interesse em captar mais informações antes de iniciar um projeto

Quando você delega uma função para o colaborador, ele demonstra interesse em questionar e saber o máximo possível para executar um bom trabalho? Ou simplesmente absorve o que você apenas diz, sem demonstrar um interesse em saber mais?

Se ele parece “desligado”, pode ser que esteja descomprometido com a ideia proposta.

6. Procrastinação constante

A procrastinação também costuma fazer parte da rotina de um colaborador descomprometido. Observe os comportamentos dele nesse sentido.

7. Pouco sinal de desenvolvimento acadêmico e profissional

Há algum tipo de desenvolvimento acadêmico ou profissional? Ou o colaborador parece “estacionado”? Pense sobre isso!

 

Além de reconhecer os sinais de falta de comprometimento do colaborador, lembre-se de que o feedback é o ponto de partida para lidar com isso. Caso nada se resolva, talvez seja melhor pensar no desligamento do funcionário.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.