Pensamentos limitantes: Como se livrar deles?

Os pensamentos limitantes podem ser bem desgastantes em alguns casos. Muitas vezes, podem atrapalhar as tomadas de decisão e impedir que o sujeito invista em oportunidades positivas para a sua vida.

Por isso, neste texto nós trouxemos algumas dicas que podem ajudar você a lidar com esses pensamentos. Confira!

Como se livrar dos pensamentos limitantes?

Antes de qualquer coisa, é preciso ter em mente que não existe um passo a passo para se livrar dos pensamentos limitantes. Cada pessoa pode ter a sua própria trajetória, os seus próprios pensamentos e, consequentemente, a sua própria forma de lidar com eles.

Por conta disso, partir do autoconhecimento é mais importante do que tentar seguir um scrip pronto.

Sendo assim, considere as dicas abaixo como um ponto de partida reflexivo para lidar com os seus pensamentos negativos e limitantes, ok? E cogite praticar a autoanálise!

Vamos lá:

1. Coloque em palavras esses pensamentos

Muitas vezes, os pensamentos limitantes parecem ter o tamanho de um “monstro imenso”. Mas, quando os colocamos em palavras (sejam elas escritas ou faladas), tendemos a ter uma visão mais clara da situação.

E, acredite, ter essa visão pode ajudar a minimizar a angústia envolvida com os pensamentos. Faça o teste. 🙂

2. Pense no caminho contrário – ou outra perspectiva

Busque pensar em outras perspectivas quando esse tipo de pensamento vier à mente.

Se você se sente incapaz para o trabalho que lhe foi apresentado, pense em como você pode se preparar melhor. Ou então, mentalize todas as suas habilidades e quais delas poderão ser usadas nesse trabalho.

3. Enfrente esse tipo de pensamento

Apenas enfrente. No começo, pode ser algo bem doloroso. Mas, com o passar do tempo você verá que, em nossa mente, costumamos arquitetar um cenário muito pior do que realmente é a vida real.

4. Relembre momentos em que você superou o que os pensamentos limitantes dizem

Traga à tona aqueles momentos em que você conseguiu superar o que os pensamentos negativos não estão deixando você fazer hoje.

Por exemplo, se você tem medo de falar em público, mas já fez alguma apresentação muito boa – mesmo fora do campo acadêmico e profissional, cogite mentalizar isso. Assim você terá uma nova visão sobre si mesmo.

5. Faça psicoterapia e ressignifique os seus pensamentos limitantes

Faça psicoterapia para lidar com os pensamentos limitantes e para descobrir novas vertentes sobre você mesmo. Isso poderá lhe ajudar a ter mais qualidade de vida, saúde mental e ainda lhe ajudará a se impulsionar rumo aos novos objetivos e oportunidades, mesmo quando os pensamentos ruins tentarem lhe barrar.

Além disso, as suas emoções poderão ser mais bem gerenciadas, o que poderá ser interessante naqueles momentos em que o medo e a angústia surgem com uma força acima da média.

 

Você merece esse tipo de suporte e cuidado. Pense em você mesmo e siga as dicas que mencionamos no decorrer deste artigo, caso elas façam sentido para você. E lembre-se: ninguém é perfeito, mas, todo mundo pode tentar. Experimentar algo pode fazer bem para a saúde física e mental! 🙂

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.