Quando demitir uma pessoa?

Quando demitir uma pessoa? Qual o momento ideal para demitir alguém? O que deve ser levado em consideração na hora de demitir? 

Essas perguntas podem ser bem complexas, a gente sabe. Por isso, elaboramos este guia com dicas que podem ajudar você nesse momento difícil. Acompanhe e saiba mais!

Quando demitir uma pessoa?

São diversos os sinais de falta de comprometimento do colaborador. Esses mesmos sinais podem nos ajudar a entender qual é o melhor momento de demitir uma pessoa. Conheça alguns deles e saiba analisar o seu time da melhor maneira possível:

1. Quando se percebe muitos sinais de falta de comprometimento

Como dito acima, é preciso ficar atento aos sinais de falta de comprometimento. Eles podem dar pistas de que talvez seja a hora de desligar o colaborador da sua empresa. Alguns exemplos desses sinais são:

  • Atrasos e faltas recorrentes sem justificativas plausíveis.
  • Dificuldade para se comunicar com a equipe.
  • Falta de interesse em aprender ou desenvolver algo novo.
  • Egocentrismo, a ponto de nunca querer tirar uma dúvida com os superiores.
  • Falta de organização e procrastinação recorrente.
  • Entre outros sinais nesse sentido.

Fique atento a cada sinal e saiba ter empatia também. Afinal, pode ser que o comportamento inadequado esteja relacionado a algum problema que pode ser resolvido.

2. Quando os feedbacks não surtem efeito

Você percebeu alguns sinais inadequados no seu colaborador, mas, antes de pensar em demitir uma pessoa, você busca oferecer bons feedbacks? Muito bem!

Porém, e quando os feedbacks não surtem nenhum tipo de mudança ou efeito? Bom, nesses casos é importante saber avaliar até que ponto o seu feedback foi claro e até que ponto o colaborador não demonstrou interesse em aplicar as dicas.

Caso o segundo cenário seja o plausível, talvez este seja o momento de investir no desligamento, infelizmente.

3. Quando o indivíduo não aceita nenhum tipo de instrução

Você tenta dar instruções e transmitir conhecimento para o colaborador em questão, mas este não aceita nenhum tipo de sugestão? Pois é…

Quando a pessoa acredita que “sabe de tudo” e não aceita ouvir nenhuma sugestão do outro, pode ser que ela não esteja aberta à aprender. E, caso não esteja, talvez não seja interessante manter uma pessoa assim na equipe, concorda?

4. Quando há problemas interpessoais intensos

Os problemas interpessoais não são resolvidos de maneira alguma? A pessoa está sempre entrando em conflitos bobos, e demonstrando imaturidade nas relações com os colegas?

Bom, talvez este seja mais um dos sinais de quando demitir uma pessoa.

Escolha o momento certo para demitir uma pessoa

Além de pensar sobre os sinais de quando demitir uma pessoa, pense também sobre a maneira certa de tomar essa decisão.

Como mencionamos anteriormente, é fundamental conversar com o colaborador por meio do feedback, a fim de tentar ajudá-lo no seu desenvolvimento profissional.

No entanto, se ele não demonstrar nenhum tipo de interesse pela mudança, talvez seja importante investir no desligamento.

Assim, o momento certo será aquele em que a sua empatia entra em cena, assim como os feedbacks de situações que, mesmo quando conversadas, não foram mudadas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.