Como ser um líder exemplar?

Para ser um líder exemplar você precisa se atentar aos mínimos comportamentos. Isso porque são nos pequenos detalhes que enxergamos os atributos de um bom líder.

Sendo assim, se você realmente quer atingir bons resultados em uma posição de liderança, acompanhe este conteúdo e comece a investir no seu desenvolvimento!

Como ser um líder exemplar?

Existem diversas ações que podem ajudar você a ser um líder exemplar. Porém, a primeira coisa que você deve ter em mente é: você está disposto a mudar?

Perguntamos isso porque, muitas vezes, as pessoas até desejam ser melhores em alguma coisa, mas não trabalham para atingir esse resultado. Por isso, se você realmente quer crescer enquanto líder, pense até que ponto você quer sair da sua zona de conforto para atingir isso.

Apenas depois de praticar essa automotivação é que você poderá, então, iniciar a sua trajetória positiva. Vamos lá?

1. Escute ativamente e pratique a empatia

Trabalhe a escuta ativa na sua vida profissional. O que isso quer dizer? Quer dizer que você deve começar a escutar melhor as pessoas que estão em sua volta. Pare de ter conclusões precipitadas enquanto um liderado conversa com você, e procure ouvir cada palavra que ele diz.

Não fique julgando ou tampouco tentando adivinhar o desfecho. Ao mesmo tempo, procure trabalhar a empatia enquanto ouve o ponto de vista alheio. Afinal, às vezes você talvez não concorde com o que está ouvindo, mas é sua obrigação ter um olhar empático.

2. Trabalhe a sua comunicação

Da mesma forma que ouvir e ser empático são ações para ser um líder exemplar, lembre-se de que aprender a se comunicar adequadamente também é. Por isso, aprenda a usar as palavras certas, de acordo com quem lhe ouve. E use um bom tom, nunca aumentado ou diminuído, mas sim, na medida certa para ser compreendido.

3. Saiba dar feedbacks construtivos

Os seus feedbacks podem mudar a vida dos seus liderados. Portanto, aprenda a usá-los de maneira organizada e inteligente. Estabeleça a cultura de feedback e use isso para impulsionar o crescimento do time.

4. Seja amigável e acessível

Seja um líder amigável e relativamente acessível. Não fuja do seu time e esteja sempre disposto a ajudá-lo. Isso poderá criar uma imagem muito mais positiva sobre você.

5. Mostre atitudes positivas

Trabalhe com uma postura mais positiva. Demonstre enxergar os caminhos promissores, seja uma pessoa pontual e construa um olhar mais positivo para o dia a dia de trabalho, ao invés de reclamar e queixar-se o tempo todo.

6. Demonstre foco e organização

Para ser um líder exemplar você também precisa ser focado e organizado. Se a sua rotina é bagunçada e sem prioridades, como poderá incentivar isso nos liderados? Pois é! Por isso, comece a organizar a sua agenda de uma forma efetiva e inteligente.

7. Trabalhe pelo bem maior

Trabalhe pelo bem do grupo! Para ser um líder exemplar você não pode ser egoísta e egocêntrico. As atitudes e ações não devem se basear apenas no seu bem. Você deve considerar o bem da equipe, do grupo. Pense sempre sobre isso! 😉

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.