Por que sentimos preguiça ao acordar?

Muita gente tem dúvidas sobre por que sentimos preguiça ao acordar. Afinal, por que, mesmo dormindo bem, parece que ainda temos sono ao abrirmos os olhos? Será que é possível acordar 100% disposto? Ou sempre teremos um pouquinho de sono?

No decorrer deste texto nós pretendemos responder a todos esses questionamentos. Acompanhe para saber mais e entenda um pouquinho mais sobre a preguiça que sentimos ao acordar.

Por que sentimos preguiça ao acordar?

Você tem alguma resposta sobre por que sentimos preguiça ao acordar? Já parou para analisar a sua rotina de sono e descanso? Bom, se ainda não, então vamos juntos analisar e explorar isso!

Veja abaixo alguns fatores que impactam na qualidade do seu sono e na sua disposição ao acordar:

1- Falta de ritmo de sono

Se você não possui um ritmo de sono estabelecido, e cada dia é uma “novidade” para o seu corpo, o seu relógio biológico sofrerá com isso. Assim, ele não saberá, ao certo, qual é o momento que você deve estar disposto e quando você deve ficar sonolento para dormir.

No longo prazo você tenderá a acordar cada vez mais cansado e sem disposição, tendo um dia a dia cansativo, desgastante e, mais tarde, impactando até mesmo a sua saúde mental.

2- Noites mal dormidas por falta de higiene do sono

Da mesma forma que a falta de ritmo de sono faz com que você sinta preguiça ao acordar, a falta de higiene do sono também.

Isso porque não adianta apenas deitar cedo e levantar no mesmo horário se a qualidade do seu sono não for eficiente. Para isso, lembre-se de se preparar para dormir, sem consumir cafeína depois das 15h, por exemplo.

Além disso, prepare o seu quarto! Cuide da temperatura, da limpeza da cama, da organização, da luminosidade, da ventilação, entre outros cuidados. Até mesmo as suas roupas fazem parte desse “preparo” para dormir.

3- O cérebro não fica super desperto em segundos

Outro ponto importante sobre por que sentimos preguiça ao acordar é que o nosso cérebro não “acorda” super disposto. É impossível ele conseguir “se ligar” em milésimos de segundos e rapidamente.

Por isso, tendemos a sentir um pouquinho de preguiça ao abrir os olhos pela manhã. E, para vencê-la, devemos evitar o botão soneca e procurar já sentar na cama e tomar um copo de água. Tudo isso ajudará o cérebro a acordar mais e mandar embora a preguiça.

4- Falta de hábitos saudáveis na rotina

Sem hábitos saudáveis o nosso corpo não repousa adequadamente, e isso pode causar um cansaço extremo, que traz preguiça pela manhã.

Procure investir sempre em exercícios físicos, hidratação e uma boa alimentação para acordar mais disposto e empolgado.

5- Falta de contato com a luz do sol/luz do dia

A luz do sol, ou então, a claridade do dia, faz uma diferença e tanto em nossa disposição. Muitas vezes sentimos preguiça ao acordar por estarmos em um ambiente muito escuro ou sem contato algum com o externo.

Portanto, comece a deixar a cortina do quarto aberta, pois assim que amanhecer você já terá contato com a luz do dia. Isso fará com que o seu relógio biológico tenha mais facilidade de reconhecer que é hora de levantar e ativar o corpo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.