Sentimento de culpa nos estudos: Como lidar?

sentimento de culpa nos estudos pode estar associado a uma série de fatores. Em alguns casos, ele aparece quando uma nota baixa vem à tona. Em outras circunstâncias, associa-se com algum esquecimento ou até mesmo com a falta de motivação.

Independente do caso, esse sentimento merece uma atenção especial de quem o sente. A fim de que tudo seja ressignificado e o indivíduo possa voltar a se sentir mais tranquilo com relação ao que precisa estudar.

Dito isso, vamos agora as considerações sobre esse assunto. Acompanhe!

Como lidar com o sentimento de culpa nos estudos?

O sentimento de culpa nos estudos pode aparecer, cedo ou tarde. Em alguns casos, ele pode ser muito intenso e causar um sofrimento no indivíduo. Em outros, ele pode ser mais ameno.

Se você tem sentido esse sentimento de uma forma muito pesada a ponto de atrapalhar o seu dia a dia, então veja as nossas reflexões:

1. Não existe aluno perfeito

Esqueça essa ideia de sempre querer fazer tudo perfeito e da melhor maneira possível. Não existe aluno perfeito em nenhum lugar do mundo.

Mesmo aqueles que parecem nunca tirar nota baixa também têm falhas, medos, anseios, etc. Portanto, mude a perspectiva e a autoimagem que você tem de você!

Enxergue-se como um humano, e não como alguém que deva ser perfeito. Afinal, perfeição não existe.

2. Os estudos servem como um caminho de aprendizagem e desenvolvimento

Se você estuda alguma coisa, é porque deseja absorver aquele conhecimento, certo? E isso pode significar que muitos desses conhecimentos você ainda não possui, não é mesmo?

Então, por que o sentimento de culpa nos estudos é tão recorrente?

Devemos mudar a perspectiva que temos das coisas. Não entender uma matéria não é o fim do mundo – é apenas a prova de que você pode estudar de outra forma, a fim de se desenvolver dentro do seu ritmo, sem “forçar” alguma coisa. Respeite-se!

3. Você pode absorver muito conhecimento com um erro

O seu erro é um grande professor, e é interessante que você comece a pensar dessa maneira. Afinal, ninguém nasce sabendo todas as coisas. E, justamente por isso, tendemos a ter pequenos e grandes tropeços no decorrer de nossas vidas.

O erro nada mais é do que um caminho para se aprender algo. Quando erramos, prestamos ainda mais atenção no que seria o “certo” e, com isso, internalizamos determinado conhecimento.

Portanto, pare de enxergar o erro como uma punição, mas sim, veja-o como um ensinamento.

4. Você não precisa se sentir motivado o tempo todo

Uma das causas do sentimento de culpa nos estudos é a ausência da motivação. O indivíduo se sente culpado por não ter interesse por determinada leitura ou conhecimento. Porém, isso não precisa ser assim.

Nem sempre estaremos motivados. Nem sempre o conteúdo fará sentido para nós. E tudo bem! Devemos respeitar esses nossos momentos, perseguindo nosso sonho maior, mas sem querer encontrar uma motivação mágica que, quando não aparece, causa frustração.

Respeite os seus momentos de desmotivação. Faça o que tem que ser feito, mas não esperando que a motivação surja do nada. Às vezes só não estamos a fim. Sem problemas! 😉

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.