Falta de ânimo e motivação – o que pode ser?

falta de ânimo e motivação pode aparecer no dia a dia das pessoas proveniente de uma série de motivos. Em alguns casos, ela pode ser multifatorial, sendo desenvolvida por conta da má alimentação e alguma questão de saúde mental, por exemplo.

Por isso, se você tem se sentido muito indisposto na sua vida cotidiana, procure investigar os motivos por trás disso. Observe a sua rotina, a sua vida de maneira ampla e as suas questões internas e externas. Tudo isso poderá lhe dar pistas do que pode estar acontecendo.

Ao mesmo tempo, não descarte o acompanhamento de um profissional. Um médico qualificado e, no caso de questões de saúde mental, um psicólogo preparado poderão lhe ajudar a superar esse momento. Você não precisa resolver tudo sozinho. 😉

O que pode causar falta de ânimo e motivação?

Como mencionado, muitos motivos podem estar por trás da falta de ânimo e motivação. Cada pessoa poderá apresentar uma intensidade de sintomas diferentes e, ao mesmo tempo, causas distintas.

Alguns podem ter questões emocionais mais intensas, enquanto outros podem sequer ter relação com isso.

Desse modo, é importante destacarmos que as considerações abaixo não devem ser usadas como um diagnóstico médico. Nosso conteúdo é meramente informativo, mas você deve sempre levar em conta a fala de um profissional da saúde, ok?

Dito isso, vamos às reflexões de hoje:

Como está a sua saúde mental?

Quando foi a última vez em que você parou para pensar na sua saúde mental? Quando você pensou sobre como tem se sentido diante das situações da vida cotidiana? Pois é.

Às vezes, a falta de ânimo e motivação podem estar denunciando alguma questão emocional que não foi elaborada da melhor forma. Você pode estar vivendo uma fase de muito estresse, ansiedade, tristeza, etc.

Além disso, é importante ficar atento aos sinais da depressão, sendo que esta doença também necessita de acompanhamento profissional.

Sendo assim, que tal avaliar a sua saúde mental? Considere buscar a psicoterapia para investigar melhor a sua situação.

Como está a sua saúde física?

A sua saúde física, quando fragilizada, também pode causar a falta de ânimo e motivação.

Questões relacionadas à saúde do coração, dos pulmões e até mesmo hormonal pode causar a indisposição que você tem sentido.

Assim, se a sua vida cotidiana está tranquila e você crê que não há fatores relacionados à sua saúde mental, em jogo aqui, considere buscar uma avaliação médica. Os exames de rotina são importantes nessa situação.

Como estão os seus hábitos?

Por fim, avalie também os seus hábitos cotidianos. Você sabia que a falta de ânimo e motivação pode estar muito associada a forma como você se porta nas mais diversas circunstâncias cotidianas? Pois é!

Por isso, analise se:

  • Você está dormindo adequadamente;
  • Quantas horas de sono você tem por noite;
  • Se você está mantendo a sua hidratação;
  • Quais são os seus hábitos alimentares;
  • Se você está praticando exercícios de maneira recorrente;
  • Se você tem evitado a sobrecarga de trabalho; etc.

Analise o seu cotidiano e a sua saúde de maneira geral e, lembre-se: a busca pela ajuda médica é imprescindível caso a falta de ânimo e motivação seja recorrente e persistente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.