Como se preparar para o vestibular estudando sozinho?

Saber como se preparar para o vestibular estudando sozinho é o objetivo de muitos jovens que, diante da concorrência, sentem-se pressionados para atingir certa “perfeição” nos estudos. Dessa forma, muitos buscam por cursinhos, crendo que esse é o único caminho promissor para se ter bons resultados, embora não seja.

Sendo assim, se você criar uma rotina de estudos sozinho que lhe ajude a focar nos conteúdos certos e lhe auxilie a internalizar os conceitos e conhecimentos, ficará tudo mais fácil. Mas, como fazer isso? Como se prepara sozinho de uma maneira efetiva? No conteúdo de hoje vamos lhe dar algumas ideias quanto a isso. 🙂

Como se preparar para o vestibular estudando sozinho

Existem algumas medidas simples que podem lhe ajudar a atingir o sucesso nos estudos. Veja quais são:

1- Tenha os materiais em um só lugar

Pode parecer óbvio, mas muitas pessoas gostam de deixar os livros nas estantes da sala, o caderno no quarto e o computador no home office. Não que isso esteja errado, mas manter os materiais espalhados pela casa pode fazer com que você perca tempo procurando por eles, e essa perda de tempo pode ser a porta de entrada para a irritabilidade e até mesmo a ansiedade nos estudos.

Por isso, mantenha tudo ao alcance da sua mão. Procure criar um cantinho específico para os seus estudos, deixando os livros, as canetas, cadernos e tudo que é necessário, no mesmo lugar.

2- Faça exercícios e simulados de cada matéria para se preparar para o vestibular estudando sozinho

Estude uma matéria por vez. Assista às aulas online (como algumas aulas no YouTube ou em cursos gratuitos) e faça as suas anotações. Também leia tudo atentamente, grifando o que for mais importante. Porém, não pare por aqui. Faça simulados e atividades de cada matéria, de maneira separada. Na internet você pode encontrar muita atividade acessível!

Assim você conseguirá fixar melhor os conteúdos. Não pule a etapa das atividades! Apenas ler e ouvir não será o suficiente se você realmente quiser ter um sucesso nos estudos.

3- Crie o hábito de escrever resumos e fazer mapas mentais

Não estude explorando apenas um estímulo sensorial. Lembre-se que o nosso corpo possui 5 sentidos, que fazem com que o universo em nossa volta seja percebido pelo nosso cérebro. E assim como o cérebro percebe o que há ao nosso redor, ele também aprende sobre essas coisas.

Por isso, use estímulos visuais e táteis, além de apostar em podcasts e outros materiais que sejam audiovisuais. Acredite, quanto mais estímulos ritmados, melhor.

4- Informe-se sobre os temas em alta – eles podem ser o tema da redação

Outra forma de como se preparar para o vestibular estudando sozinho é acompanhando portais de notícias para saber dos assuntos em alta. Isso é muito importante para que você esteja preparado para escrever uma boa redação. Inclusive, lembre-se de sempre treinar a sua escrita, ok?

5- Faça pausas e invista em hobbies e atividades saudáveis

Por fim, invista em pausas saudáveis entre uma matéria e outra e mantenha hábitos saudáveis como uma regra na sua rotina. Para isso, pratique exercícios, tenha uma boa noite de sono e alimente-se bem. Todas essas tarefas farão muita diferença nos seus estudos. Cuide-se para aprender mais!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.