Como se destacar em uma reunião?

Para se destacar em uma reunião é preciso estar por dentro do assunto que será abordado. Além disso, é muito importante que você estude estratégias e soluções que possam ser apresentadas nessa reunião.

Pensando nesses comportamentos, listamos essas e outras ideias que podem ajudar você a se destacar ainda mais no ambiente corporativo. Confira neste conteúdo!

Dicas de como se destacar em uma reunião

Há diversas formas de se destacar em uma reunião. Algumas são mais simples, outras exigem uma dedicação maior e por mais tempo. De qualquer forma, cabe a você analisar quais atitudes são mais pertinentes no seu espaço de trabalho. Veja agora as nossas sugestões:

1. Saiba previamente do que se trata a reunião

Parece algo óbvio, mas acredite, existem pessoas que não sabem, exatamente, do que se trata uma determinada reunião. E por não saber, “caem de paraquedas” nas conversas alheias, ficando calado durante toda a reunião. Por isso, estude a pauta previamente, analisando cada assunto que será levantado.

Porém, você deve estar se perguntando: e quando o chefe não diz quais serão os assuntos discutidos? Neste caso, cabe a você questionar. Isto é, não tenha medo de perguntar sobre o que vocês irão discutir, pois acima de tudo, isso mostra proatividade.

2. Busque soluções para os problemas que estão em pauta

Depois de estudar a pauta em questão, é hora de buscar soluções para os problemas que serão discutidos. Por exemplo, se na reunião será discutida maneiras de otimizar o tempo de um projeto, certifique-se de estudar quais possibilidades podem ajudar nessa tarefa. Dessa forma você terá um assunto relevante para apresentar aos seus gestores e colegas.

3. Não tenha medo de falar

Infelizmente – ou felizmente, não existe forma de se destacar em uma reunião se você não expressar as suas ideias, sugestões e pontos de vista. Afinal, ficar apenas calado, ouvindo tudo o que os outros têm a dizer, pode demonstrar uma atitude muito passiva. Não que isso seja realmente um problema, mas se você quer se destacar, precisa falar o que estudou e pensou para a reunião.

Lembre-se de que as outras pessoas estão ali por um mesmo objetivo: organizar tarefas, otimizar processos, etc. Praticamente ninguém está ali para “assistir você falando”, de uma forma pessoal. 😉

4. Pergunte o que for pertinente

As perguntas também ajudam você a se destacar em uma reunião. Por meio delas você aprende e demonstra um interesse genuíno de aprender mais para crescer de maneira mútua. Sendo assim, se for pertinente questionar algo, pergunte! Quanto mais ativo você for na reunião, mais visto será, obviamente.

5. Ofereça a sua ajuda em algum processo específico

Se perceber que o grupo está com alguma dificuldade em determinada atividade, por que não oferecer a sua ajuda, caso você ainda não faça parte daquele projeto?

Esse tipo de postura alimenta uma imagem profissional muito positiva, e sabemos que você pode estar almejando esse tipo de imagem, certo? Então procure ser ativo para se destacar em uma reunião!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.