Proatividade do time: Como incentivá-la?

proatividade do time pode ser desenvolvida à medida em que o líder se atenta às necessidades do grupo e oferece um suporte adequado. Porém, nem sempre sabemos por onde começar para oferecer esse suporte, não é mesmo?

Pensando nisso, desenvolvemos este conteúdo com alguns passos que podem ser bastante válidos para você. Acompanhe.

Como incentivar a proatividade do time?

A proatividade do time pode ser incentivada de diversas formas. O ideal é que você conheça bem o seu time para entender as reais necessidades dele. Caso contrário, você corre o risco de implementar medidas que não têm relação com a realidade do seu time.

Por isso, aproxime-se do seu grupo de liderados e conheça-os um pouco mais. Depois, analise quais áreas precisam de melhorias (exemplo: comunicação, delegar tarefas de uma fora mais organizada, etc.).

A partir disso, comece a implementar estratégias que realmente atendam às necessidades desse grupo. Abaixo listamos algumas dessas estratégias:

1. Pare de querer controlar cada passo do seu time

Demonstre confiança para com o seu time. Para isso, pare de controlar cada passo que ele dá no dia a dia. Se você mostrar um “desespero” em querer saber de tudo o tempo todo, pode estar passando uma imagem de desconfiança. Consequentemente, essa imagem faz com que as pessoas se sintam mais encabuladas, podando a proatividade delas.

2. Apresente metas consistentes

Esteja sempre atento à forma como vocês têm trabalhado as metas do grupo. Se não há metas claras e bem elaboradas, como a proatividade do time poderá aparecer? É impossível, concorda? Afinal, precisamos de bons objetivos para, então, pensarmos em estratégias eficientes para alcançá-los.

Sendo assim, reúna-se com os seus liderados e discutam sobre as metas. Se possível for, monte novas e boas metas em conjunto, demonstrando que eles têm voz e importância dentro da corporação.

3. Acompanhe o desenvolvimento dos projetos

Você não precisa ficar “colado” nos seus liderados para saber como estão os projetos, a ponto de parecer desconfiado. Porém, pode e deve acompanhar, periodicamente, o desenvolvimento dos projetos.

Assim você fica por dentro do que está acontecendo, pode dar sugestões e, até mesmo, solicitar que os liderados pensem em novas estratégias e metas para lidar com as adversidades que surgem no caminho.

4. Dê feedbacks periódicos

Os feedbacks periódicos também podem ajudar a desenvolver e incentivar a proatividade do time. Isso porque é por meio dele que você pode:

  • Apresentar os pontos fortes, elogiando e enaltecendo o que o colaborador tem feito com maestria. Aqui, você pode – e deve – elogiar e enaltecer as posturas proativas dele.
  • Incentivar a autonomia na procura de novas soluções e respostas para as adversidades e problemas cotidianos.
  • Auxiliar no entendimento dos equívocos, visando incentivar uma postura crítica dos seus colaboradores.
  • Apoiar em momentos mais difíceis, auxiliando na escolha de caminhos mais promissores.

5. Reconheça as habilidades e as conquistas de cada um

Esteja sempre reconhecendo as habilidades e as conquistas de cada um. Enalteça a proatividade do time e veja como isso também poderá servir como um grande incentivo para todos os envolvidos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.