Saúde mental para o ano novo: Como preparar-se mentalmente?

Está pensando em preparar a sua saúde mental para o ano novo, mas não sabe por onde começar? Então temos uma boa notícia! Simplesmente o fato de ter esse olhar mais dedicado à própria saúde mental já quer dizer muita coisa.

Isto é, significa que você realmente está se importando com o seu bem-estar e a sua saúde emocional, e isso é ótimo. Parabéns. 🙂

E agora, para lhe ajudar nessa autodescoberta e assim viabilizar um ano novo mais respeitoso para a sua saúde mental, veja as nossas dicas de hoje!

Como preparar a saúde mental para o ano novo?

Existem diversas formas de preparar a saúde mental para o ano novo. Na realidade, não existe uma regra do que deve ser feito. Afinal, a saúde mental é muito subjetiva, por isso, você deve olhar para si mesmo e saber o que pode ser interessante para você. Abaixo, você encontra algumas dicas quanto a isso:

1- Reflita sobre o seu último ano

Refletir sobre o ano que passou é uma boa forma de começar um ano novo. Isso porque você tem a chance de pensar em todas as coisas que aconteceram, sejam elas boas ou ruins. E, a partir disso, é possível absorver aprendizagens e vitórias.

2- Faça as suas metas

Ter metas é uma forma de preparar a saúde mental para o ano novo. Assim, você tem a chance de desenvolver a sua automotivação, fazendo com que se sinta muito mais vivo e pronto para novos desafios.

3- Cogite priorizar a sua saúde mental no ano novo

Sabemos que o fato de você estar aqui já é um sinal de que a sua saúde mental é importante para você. Porém, este ponto deve ser mencionado: priorize mais a sua saúde.

Muitas vezes nos anulamos em prol dos outros ou do trabalho, desencadeando efeitos nocivos em nossas vidas. Não se coloque em segundo plano!

4- Entenda as suas limitações e se conheça melhor

Comece a se conhecer melhor para desenvolver mais a sua saúde mental para o ano novo. Afinal, assim você entende seus pontos fortes e ruins, podendo mudar a sua vida com decisões baseadas em evidências.

5- Mude hábitos ruins

Se você sabe que tem hábitos ruins, como dormir tarde, comer muito fast food, etc. que tal mudar isso? Comece a implementar hábitos mais positivos e você verá como isso também impacta a nossa saúde mental.

6- Esteja próximo do que lhe faz bem

Ficar perto de quem amamos é fundamental para desenvolver a saúde mental para o ano novo. Por isso, aproxime-se daqueles que fazem a sua vida mais feliz.

7- Cuide de você

Já mencionamos que é importante colocar a si próprio como prioridade. Mas, além disso, cogite cuidar mais de você, tanto do seu corpo, quanto da sua mente. Aproveite a sua própria companhia.

8- Afaste-se de coisas e pessoas tóxicas

Afaste-se daquelas situações tóxicas que podem estar tirando o seu ânimo e sugando a sua energia emocional. Assim, você se sentirá muito mais tranquilo e pronto para iniciar 365 dias novamente! 🙂

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.