Estudo mostra que saúde emocional é prioridade para os trabalhadores 

Desde 2020 surgiram vários estudos que mostram o impacto da pandemia da covid-19 nas pessoas em todo o mundo. 

Por isso, a Reconnect | Happiness At Work em parceria com a Happiness Business School realizaram um estudo inédito, conduzido globalmente por empresas que são especializadas em felicidade corporativa e em liderança positiva, que mostra dados desse impacto no ambiente corporativo.

A pesquisa mostra o que os profissionais brasileiros estão sentindo neste momento, em que o cenário do ‘novo normal’ começa a se apresentar como realidade e a gerar mudanças práticas, como por exemplo a volta aos escritórios e os novos modelos de trabalho.

O estudo foi conduzido pela Happiness Business School Global Partnership foi divulgado pela Reconnect | Happiness at Work. 

Ele foi realizado no período de maio a julho de 2021, com 1.500 participantes de 51 países. *22,3% das respostas foram de brasileiros.

Abaixo alguns dados da pesquisa no Brasil

  • 73,41% dos brasileiros participantes disseram que sentem orgulho e realização no trabalho – pelo menos uma vez por semana. Apesar de um pouco abaixo do global (77,56%) ainda é um dado positivo;
  • 80,9% dos brasileiros participantes disseram que sentem que seu trabalho impacta positivamente a sociedade, dado semelhante ao global (80,73%);
  • Apesar da importância e do significado do trabalho na vida dos brasileiros, ainda há muita desmotivação, altas taxas de ansiedade e falta de segurança psicológica. Somente 19,93% dos brasileiros participantes disseram que estão muito otimistas e felizes com as suas escolhas atuais versus 29,9% do global;
  • Mais um ponto relevante é a falta de segurança psicológica nas empresas: somente 38,5% dos brasileiros participantes disseram que têm uma relação de confiança e abertura com o líder;
  • Quanto às taxas de ansiedade, 27% dos participantes brasileiros responderam que se sentem ansiosos o tempo todo, inclusive durante os finais de semana, ou seja, não conseguem descansar e desconectar do trabalho. E 48% disseram que se sentem ansiosos durante a semana, mas conseguem descansar aos finais de semana.
  • Por último, também vale destacar quais são os pontos que mais afetam o trabalho dos brasileiros. Segundo os participantes, são os fatores abaixo (nessa ordem): o significado; a auto responsabilidade; a cultura da empresa; o líder; os colegas de trabalho; e o RH.

“Isso nos mostra que os participantes têm a consciência de que felicidade do trabalho depende menos do mundo externo e da empresa ‘perfeita’, e mais de suas escolhas e da sua forma de enxergar seu propósito”, explica Renata Rivetti, diretora e fundadora da Reconnect | Happiness At Work.

Quanto ao momento atual, os participantes brasileiros responderam que estão priorizando os seguintes fatores: a sua saúde mental – em primeiro lugar, seguido por: saúde física, realização de sonhos, ganhar dinheiro, continuar na empresa e, por fim, mudar de empresa.

A conclusão mais importante do estudo no Brasil é que, neste momento, as pessoas estão priorizando a si mesmas para depois pensarem na auto realização.

“A pandemia impactou demais as nossas prioridades e não há como ignorarmos a nossa saúde mental e física”, conclui Renata.

Mais informações acesse: https://www.reconnecthappinessatwork.com/

Fonte: Assessoria de Imprensa – Reconnect | Happiness at Work.

E então, gostou da matéria? Não deixe de ler também – Novo lote do auxílio emergencial começa a ser liberado pela CAIXA

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.