Definição de metas nos estudos: Como fazer?

Fazer uma boa definição de metas nos estudos é fundamental para quem quer atingir bons resultados na faculdade ou na escola. Sem metas, podemos acabar nos enrolando com a quantidade de tarefas e, assim, os resultados podem ser pouco promissores.

Por isso, neste conteúdo nós preparamos um breve passo a passo que poderá lhe ajudar a estabelecer a sua rotina de estudos de maneira eficiente.

Preparado? Então vamos lá!

Como fazer a definição de metas nos estudos?

Para fazer a definição de metas nos estudos, você precisa entender exatamente tudo o que deve ser feito. Isso quer dizer que você não deve simplesmente estudar qualquer coisa que aparece em sua frente, sem critério nenhum. Não é assim que vai funcionar…

Portanto, considere as dicas abaixo como um verdadeiro passo a passo que poderá lhe ajudar a atingir bons resultados. Continue lendo.

1- Analise o seu cenário atual: O que deve ser feito ao longo do semestre?

O primeiro passo que deve ser colocado em prática é a visualização de tudo o que deverá ser feito ao longo do seu semestre.

Saber quantas matérias você terá, quantidade de livros que serão lidos e atividades que deverão ser entregues, é de suma importância para não se perder em tudo o que deve ser feito.

Caso contrário, você poderá estar estudando de uma maneira completamente aleatória. Portanto, coloque tudo na ponta do lápis e tenha uma visão geral do seu cenário atual.

2- Mensure o tempo que será investido em cada uma dessas atividades

Depois que você conseguir saber exatamente tudo o que deverá ser executado, é hora de mensurar o tempo que deverá ser dedicado para cada matéria e atividade.

Claro que você não saberá exatamente os minutos cravados, mas mensurar uma média (baseando-se nas experiências passadas) é um bom caminho.

Isso porque você saberá quantas horas deverá dedicar para cada matéria e, depois, para cada dia de estudo.

3- Saiba analisar o tempo de estudo que você terá disponível diariamente

Depois que você tiver um “tempo total de dedicação”, na hora de fazer a definição de metas nos estudos, analise o tempo que você terá disponível diariamente para se dedicar às tarefas.

Veja se serão 30 minutos, uma, duas, três horas… Enfim! E lembre-se: não precisam ser 3 horas corridas. Pode ser uma de manhã, outra de tarde e outra à noite. O importante é estabelecer uma rotina produtiva.

4- Divida as tarefas em meses, semanas e dias

Ao saber o tempo disponível para se dedicar às tarefas, é hora de dividi-las em meses, semanas e dias, de acordo com a demanda de cada uma.

Lembre-se ainda de que é fundamental considerar os prazos para as entregas. Sendo assim, organize a divisão baseando-se em:

  • Prioridade com relação aos prazos;
  • Prioridade com relação à complexidade;
  • Analise o que demora mais e menos, fazendo uma divisão eficiente;
  • Intercale conteúdos e matérias.

5- Considere as suas pausas ao longo do dia e descansos na semana/mês

Por fim, inclua pausas na semana, mês e nos dias na sua agenda. São elas que vão manter a sua mente sempre ativa e revigorada, impedindo que a preguiça apareça, assim como a exaustão e a falta de foco.

Esperamos ter lhe ajudado na definição de metas nos estudos!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.