Saque do FGTS: Veja o calendário completo de 2022

A modalidade libera parte do saldo disponível nas contas do fundo do trabalhador anualmente no mês do seu nascimento.

O saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) já está disponível para os trabalhadores nascidos em janeiro. Eles devem resgatar os recursos até o dia 31 de março, considerando o prazo de três meses.

De acordo com a Caixa Econômica Federal, cerca de 1,3 milhão de trabalhadores terão acesso ao saque do FGTS este mês. A previsão é que mais de R$ 1,9 bilhão seja distribuído estre os titulares.

A modalidade libera parte do saldo disponível nas contas do fundo do trabalhador anualmente no mês do seu nascimento. O critério vale tanto para contas ativas quanto as inativas registradas em nome do cidadão.

Importante lembrar que para receber o saque-aniversário é necessário aderir a modalidade. A operação deve ser realizada nos canais de atendimento da Caixa até o último dia útil do mês em que o trabalhador faz aniversário. Caso a regra não seja respeitada, a solicitação só será considerada a partir do próximo ano.

Contudo, quem migar para o saque-aniversário perde o direito ao saque-rescisão – que possibilita o resgate total dos recursos do FGTS – em casos de demissão sem justa causa. Na ocisão, será liberada apenas a multa rescisória de 40% sobre o fundo.

Calendário do saque-aniversário em 2022

Mês de aniversário Prazo para o saque parcial do FGTS 
JaneiroDe 4 de janeiro a 31 de março
FevereiroDe 1.º de fevereiro a 30 de abril
MarçoDe 1.º de março a 31 de maio
AbrilDe 1.º de abril a 30 de junho
MaioDe 3 de maio a 31 de julho
JunhoDe 1.º de junho a 31 de agosto
JulhoDe 1.º de julho a 30 de setembro
AgostoDe 2 de agosto a 31 de outubro
SetembroDe 1.º de setembro a 30 de novembro
OutubroDe 1.º de outubro a 31 de dezembro
NovembroDe 1.º de novembro a 31 de janeiro de 2023
DezembroDe 1.º de dezembro a 28 de fevereiro de 2023

 

Empréstimo com o saque-aniversário

Instituições financeiras oferecem ao trabalhador a possibilidade de antecipar o saque-aniversário em até três anos. Os recursos do FGTS ficam como garantia, possibilitando que o serviço seja contratado até mesmo por cidadãos negativados.

Segundo a Caixa Econômica, no ano passado os resgates da modalidade totalizaram cerca de R$ 17,7 bilhões, incluindo os valores repassados aos bancos em razão da contratação da antecipação do saque.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.