Saque aniversário do FGTS: vale a pena pedir?

O saque aniversário do FGTS pode ser uma boa opção para quem quer ter um dinheiro extra todos os anos. No entanto, nem sempre optar por essa modalidade é recomendável.

Pensando nisso, hoje trouxemos todas as informações e dicas que os trabalhadores precisam sobre o assunto.

Saque aniversário do FGTS: o que é?

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um benefício garantido por lei, que todos os trabalhadores com carteira assinada têm direito. Assim, o empregador deposita o valor correspondente todos os meses em uma conta bancária vinculada ao trabalhador.

Em julho de 2019, o governo criou o saque aniversário do FGTS, uma modalidade que permite que o trabalhador retire uma parte do saldo do fundo de garantia de acordo com o mês de seu aniversário. A saber, a retirada pode ser feita anualmente, sempre no mês em que o trabalhador nasceu, e varia de 5% a 50% do saldo disponível.

Entretanto, é importante ressaltar que, ao aderir ao saque-aniversário, o trabalhador abre mão do direito ao saque-rescisão. Isto é, o valor total disponível no fundo de garantia no momento da demissão sem justa causa ou em outras situações em que a lei autoriza o saque. Dessa forma, optar pelo saque-aniversário pode não valer a pena para todos os trabalhadores.

Vale a pena optar pela modalidade saque aniversário do FGTS?

Para quem precisa de um dinheiro extra, o saque aniversário pode ser uma boa opção, especialmente no caso de quem tem alguma dívida, ou precisa investir em algo importante. Além disso, quem optar pela adesão também poderá receber um bônus anual em cima da porcentagem sacada.

Por outro lado, para quem já tem uma reserva de emergência, por exemplo, e não pretende fazer uso do fundo de garantia tão cedo, pode não valer a pena abrir mão do saque rescisão. 

Sacar o dinheiro do saque aniversário também pode não ser uma boa ideia para quem pretende formar um patrimônio com esse montante. Ou ainda, para quem pensa em comprar um imóvel ou carro novo utilizando o saldo do fundo como parte do pagamento.

No entanto, é importante lembrar que, para quem precisa ou quer ter uma renda extra todos os anos, o saque aniversário do FGTS é sim uma boa opção. Afinal, a exemplo do PIS/PASEP, ele é pago anualmente e pode representar um alívio nas contas.

Como aderir a essa modalidade?

Para quem quer aderir ao saque aniversário do FGTS, o processo é bem simples:

  • Acesse o site oficial do FGTS ou utilize o aplicativo do FGTS para celular;

 

  • Clique na opção “Saque-aniversário” e, em seguida, na opção “Aderir agora”;

 

  • Certifique-se de que suas informações cadastrais estão atualizadas e preencha as informações solicitadas no formulário (CPF, NIS, nome completo, nome da mãe, data de nascimento e telefone);

 

  • Leia atentamente os termos e condições do saque-aniversário e marque a opção de acordo com as regras;

 

  • Caso você tenha mais de uma conta do FGTS, escolha qual delas deseja aderir ao saque-aniversário;

 

  • Confirme as informações preenchidas e realize a validação dos seus dados pelo aplicativo Caixa Tem, utilizando a senha cadastrada;

 

  • Após a validação, você receberá uma mensagem de confirmação da adesão ao saque-aniversário;

 

  • Aguarde o processamento da sua solicitação e, a partir do próximo ano, poderá efetuar o saque-aniversário do FGTS todo mês no seu aniversário.

Vale ressaltar que quem optar por essa modalidade e mudar de ideia, terá que esperar até o outro ano para retornar ao saque rescisão.

Sendo assim, cada trabalhador precisa analisar suas expectativas e necessidades para decidir se vale a pena ou não optar pelo saque aniversário do FGTS.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.