Saque aniversário do FGTS: como saber se posso antecipar?

O saque aniversário do FGTS é uma modalidade de saque que foi criada como opção à sistemática saque rescisão.

Como o próprio nome já indica, essa sistemática permite o saque no mês do aniversário, uma vez por ano, de quem optou pela modalidade. O dinheiro é creditado de parte do valor do seu saldo do FGTS.

Quando o trabalhador é registrado, a Caixa Econômica abre uma conta no nome dele e na qual uma porcentagem do valor do seu salário deve ser depositada pelo empregador diretamente na conta do trabalhador como uma forma de garantia financeira caso ele seja mandado embora do emprego. Devido a isso, também automaticamente, a conta é aberta na modalidade “saque rescisão”, pois foi planejada especialmente para essa ocasião.

Contudo, se o trabalhador quiser ter acesso a parte desse dinheiro sem precisar esperar ser mandado embora, ele poderá optar pela sistemática “saque aniversário” que, como disse o ministro da economia, Paulo Guedes, pode funcionar como uma espécie de 14º salário.

O que muitas pessoas ainda não sabem é que, para quem optou pelo saque aniversário, é possível também solicitar uma antecipação de até 3 anos dos valores do saque aniversário.

É um crédito fácil de ser obtido. Se existe uma necessidade muito grande do dinheiro ou alguma emergência solicitar a antecipação do saque pode ser uma boa opção de empréstimo já que o acesso aos valores é muito rápido e as taxas de juro são as mais baixas.

Confira com a gente as Vantagens e desvantagens do saque-aniversário do FGTS

 

Quer saber se você tem como antecipar o saque aniversário? Confira a seguir as condições:

 

Requisitos para aderir a antecipação do saque aniversário

  • Ser emancipado ou maior de 18 anos;
  • Ter conta poupança ou corrente na Caixa (não pode ser Poupança Social Digital e/ou Poupança CAIXA Fácil);
  • Ter optado pela modalidade saque aniverário FGTS;
  • Dar autorização à Caixa para consultar o seu FGTS;
  • Ter saldo suficiente em sua(s) conta(s) do FGTS do valor para antecipação de acordo com as condições para a contratação;
  • Estar  com o CPF regularizado na Receita Federal;
  • Não ser inadimplente com a Caixa ou mesmo se utilizar dos valores para quitação de dívidas.

 

Posso voltar ao saque rescisão?

Pode acontecer de quem migrou para a sistemática saque aniversário se arrepender ou decidir voltar ao saque rescisão. Isso pode ser feito a qualquer momento, contudo, deve ter em mente que a mudança só acontecerá no 1º dia do 25º mês depois que a solicitação foi feita. Ou seja, depois de ter aderido ao saque aniversário, você deverá esperar por dois anos para voltar ao saque rescisão.

 

Posso sacar o total do FGTS mesmo na modalidade saque aniversário?

Mesmo tendo optado pelo saque aniversário, o trabalhador poderá sacar o dinheiro de sua conta do FGTS nas seguintes condições: moradia própria, doenças graves, calamidade pública e aposentadoria. Excetuando esses casos, seja qual for a condição da rescisão de contrato de trabalho, excetuando-se a justa causa, o trabalhador só poderá efetuar o saque da multa rescisória de 40%.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.