Vale-gás: o que fazer para ter chances de receber benefício em abril

De acordo com informações do Governo Federal, próxima liberação do vale-gás nacional deverá acontecer apenas em abril

O Governo Federal deve retomar os pagamentos do seu vale-gás nacional do próximo mês de abril. E de acordo com informações do Ministério da Cidadania, a tendência natural é de que mais gente possa passar a fazer parte do benefício. Na última liberação, a pasta realizou repasses para pouco menos de 6 milhões de pessoas.

O Planalto ainda não disse quantos indivíduos poderão passar a fazer parte do programa em questão a partir de abril. Mas os cidadãos que querem passar a entrar no projeto já devem se preparar para aumentar as chances de inserção. Assim, a possibilidade de passar a receber o benefício fica maior. Veja abaixo:

1: tenha um perfil no Cadúnico

Para entrar no vale-gás nacional é preciso ter um cadastro ativo no Cadúnico, ou ao menos ser um beneficiário do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Não há uma terceira opção. Dessa forma, quem não está em nenhum dos dois registros, precisa se mover neste momento.

O BPC é um benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que exige uma certa burocracia na entrada. O Cadúnico, no entanto, tende a ser mais simples. O cidadão só precisa entrar em contato com a Prefeitura da sua cidade para saber como funciona o processo de entrada na lista por lá.

2: olho nas informações prestadas

Não adianta mentir no Cadúnico. O Governo Federal não seleciona as pessoas apenas pelas informações que estão nesta lista. Caso o cidadão não insira as informações corretas, ele corre mais riscos de não entrar no programa. O Planalto conseguirá saber se existe uma inconsistência nas informações divulgadas.

3: Não clique em nenhuma nova inscrição

De acordo com o Governo Federal, não há nenhum tipo de inscrição direta para o vale-gás nacional. Essa é uma informação importante porque algumas quadrilhas se aproveitam deste momento para tentar fazer com que as pessoas caiam em golpes.

Se o cidadão receber alguma mensagem dizendo que se trata de uma inscrição para o vale-gás nacional, é importante não clicar. Se for possível, o usuário pode tirar um print da tela e fazer uma denúncia para o Ministério da Cidadania ou mesmo para a Polícia Federal (PF).

4: Espere a sua vez

Se o cidadão já está no Cadúnico ou no BPC e se encaixa nas regras de limite de renda, que no caso do vale-gás é de R$ 606 per capita por mês, então não há mais nada a se fazer a não ser esperar por uma decisão.

De acordo com o Ministério da Cidadania, todos os meses em que existir uma liberação, eles colocarão mais gente na folha de pagamentos. Então a cada liberação, mais pessoas terão a oportunidade de entrar no benefício.

O Vale-gás nacional

O Governo Federal começou os repasses do seu vale-gás nacional ainda no final do último mês de dezembro de 2022. Naquele primeiro momento, no entanto, apenas os usuários que moravam em áreas fortemente atingidas pelas chuvas é que puderam receber.

O número de usuários do vale-gás nacional começou aumentar a partir de janeiro de 2022. O plano do Governo Federal é seguir com este nível de elevação na quantidade de usuários até que o programa chegue no mesmo nível do Auxílio Brasil, que atende neste momento pouco mais de 18 milhões de pessoas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.