Vantagens e desvantagens do saque-aniversário do FGTS

O saque-aniversário do FGTS é uma modalidade de serviço oferecido no qual é permitido a retirada de parte do saldo de sua conta FGTS, anualmente, no mês do seu aniversário.

A outra modalidade é a sistemática “saque-rescisão”. Quando você é empregado, a Caixa abre uma conta FGTS em seu nome, automaticamente você está inserido na sistemática saque-rescisão. Nessa modalidade você só pode sacar o seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço quando demitido sem justa causa.

Veja também: Dinheiro do FGTS: quanto tenho para receber?

Quando você opta pelo saque-aniversário você não precisa esperar mais até esse momento. Como dissemos acima, o saque é anual.

 

Desde o surgimento da sistemática saque-aniversário foram muitos os brasileiros que já aderiram à modalidade. Mas sempre fica aquela pergunta: quais são as vantagens? E as desvantagens? O “Notícias Concursos” traz nessa matéria quais os pontos positivos e negativos ao se optar pelo saque aniversário.

 

Vantagens do saque-aniversário

  • Possibilidade de um dinheiro extra todo ano. Essa é uma das vantagens que saltam à vista, principalmente quando não se tem uma renda tão alta. Um dinheiro extra quase como um 14º salário é sempre bem-vindo.
  • Transferência do dinheiro para uma aplicação mais rentável. Uma das boas notícias com as mudanças no saque do FGTS foi a rentabilidade do fundo que possui uma distribuição de 100% do lucro e além da remuneração mensal com aplicação da TR mais 3% ao ano. Nesse caso fica a pergunta: vale a pena migrar para o saque-aniversário? Segundo os especialistas, a resposta vai depender de vários fatores. Você pode deixar o dinheiro rendendo como numa poupança. Contudo, dependendo da análise você pode sacar o dinheiro e investir em um fundo mais rentável.
  • Pagar dívidas muito altas no cheque especial e no cartão de crédito. Tanto o cartão de crédito como o cheque-especial possuem mais de 200% de juros ao ano. Nesses casos, o saque é indicado. Contudo, é importante lembrar que, em caso de demissão o trabalhador só poderá ter acesso à apenas 40% da multa no valor do total do FGTS. O que no final das contas pode não ser vantajoso em comparação com a saque anual.
  • Saque-aniversário como garantia de empréstimo. Novamente. Em casos de dívidas em que os juros chegam a valores altíssimos, as taxas do FGTS antecipado que são baixas podem ser uma vantagem.

 

Desvantagens

  • Não poder sacar todo o valor em caso de demissão. Como colocado acima, a regra afirma que, em caso de demissão sem justa causa, você poderá ter acesso a somente a multa rescisória de 40% do valor do FGTS. Se continuar na sistemática saque-rescisão terá direito tanto aos 40% quanto ao valor total do FGTS.
  • Ter um valor menor para financiamentos. Se você optar pela sistemática saque-aniversário ainda continuará com direito de sacar o FGTS para aquisição de moradia própria, aposentadoria e demais modalidades. Contudo, obviamente que, com o saque sendo feito anualmente o valor total do FGTS irá diminuir e será bem menor na hora de fazer um financiamento.

 

Quer migrar para o saque-aniversário? Veja aqui como proceder.

 

Se eu me arrepender eu posso voltar para o “saque-rescisão”?

Pode. A qualquer momento, mas, a alteração só surtirá efeito no 1º dia do 25º mês da solicitação. Ou seja, dois anos depois.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.