Auxílio Brasil: empréstimos consignados ainda não foram abertos

Governo aprovou possibilidade de empréstimos consignados para usuários do Auxílio Brasil, mas eles ainda não estão valendo

Ainda na semana passada, o Governo Federal decidiu que permitirá aos usuários do Auxílio Brasil a possibilidade de solicitar um empréstimo consignado. Entretanto, é importante frisar que essa possibilidade ainda não está disponível de fato. Até o momento da publicação deste artigo nesta quinta-feira (24), ainda faltam algumas definições.

De acordo com as informações do próprio Ministério da Cidadania, a possibilidade de empréstimo consignado para usuários do Auxílio Brasil ainda não foi oficialmente liberada porque ainda faltam alguns detalhes. O poder executivo deverá publicar as novas regras no Diário Oficial da União (DOU).

E quando acontecerá? Oficialmente o Governo Federal ainda não cravou uma data. No entanto, dentro do Palácio do Planalto a ordem é dar velocidade para este processo. O plano geral do Ministério da Cidadania é aplicar a liberação o mais rapidamente possível. Eles trabalham com a ideia de fazer novos pronunciamentos sobre o tema ainda nesta semana.

O mesmo processo de espera vale também para os usuários do Benefício de Prestação Continuada (BPC). De acordo com o texto oficial do Governo Federal, a mudança também permitirá que os cidadãos tenham a possibilidade de retirar o empréstimo. Mas assim como acontece com os usuários do Auxílio Brasil, eles também terão que aguardar as novas regras.

O Governo também decidiu que os empréstimos consignados para os usuários do INSS terão um aumento na margem de crédito dos atuais 35% para 40%. Mas a regra também não está em vigor ainda. Neste momento, as pessoas também precisam esperar mais um pouco até que novas regras sejam publicadas.

O que é o crédito consignado

O empréstimo consignado é uma espécie de crédito do Governo que é dado ao cidadão logo depois da solicitação. A diferença dele para os demais tipos de empréstimos, é que ele realiza as cobranças dentro do próprio benefício.

Um usuário do INSS que deseja pedir um empréstimo consignado, consegue uma espécie de adiantamento. Nos meses seguintes, ele começa a pagar o dinheiro na forma de descontos no seu próprio benefício.

No caso do Auxílio Brasil, o empréstimo acontecerá e logo depois o cidadão poderá realizar os pagamentos justamente por meio de descontos no benefício. Dessa forma, ele deixa de receber os R$ 400 completos até completar a dívida.

Mudanças no Auxílio Brasil

Embora não tenha dado mais detalhes sobre os pagamentos, o Governo Federal já bateu o martelo quanto ao consignado do Auxílio Brasil. O tema já está pacificado no Diário Oficial da União (DOU) desde o final da semana passada.

A mudança já está, portanto, definida. Neste momento, o Governo analisa a possibilidade de realizar outras alterações no programa. De acordo com informações de bastidores, uma ala do Ministério da Economia quer subir os valores do projeto.

O Governo Federal deverá dar mais detalhes sobre essas e outras possíveis mudanças dentro de mais alguns dias. Informações de bastidores dão conta de que eles poderão fazer as análises antes do início dos pagamentos do Auxílio Brasil em março.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.