Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

Salário mínimo para 2022 recebe nova previsão; veja o valor

De antemão, vale ressaltar que a inflação é medida pelo Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA).

O atual índice inflacionário do país já superou as expectativas do Governo Federal, que teve que reajustar diversos aspectos da economia brasileira. Com isso, o valor do salário mínimo para 2022 recebeu uma nova previsão.

Veja também: NOVO auxílio com valor de R$500 é liberado; veja como receber

De antemão, vale ressaltar que a inflação é medida pelo Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA). Mensalmente o IBGE deve divulgar o índice parcial da inflação, sendo o definitivo publicado apenas no final do ano.

Novo piso nacional

Na primeira projeção realizada pelo Governo Federal, a inflação projetada ficaria em torno de 6,2%. Entretanto, o índice só tem aumentado, disparando os valores de vários produtos do mercado, incluindo os alimentícios e os combustíveis.

Atualmente a inflação já passou das casas do 8%, promovendo um piso nacional estimado para 2022 em R$ 1.192,40. Isso porque, o reajuste do salário mínimo deve ser baseado na inflação, segundo a Constituição Federal.

Desta forma, a correção é de direito do trabalhador, tendo o Governo que cumprir as regras da legislação. A intenção é garantir, ao menos, o poder de compra do trabalhador mantendo sua qualidade de vida.

Piso sem ganhos reais

Desde o início do mandato do atual presidente da república, Jair Bolsonaro, o salário mínimo não recebe valores reais. Para que o piso fosse reajustado desta forma, o poder de compra do trabalhador seria aumentado. Logo, a correção teria que ser baseada em um índice superior ao IPCA.

Neste sentido, desde então os trabalhadores brasileiros estão recebendo valores iguais ao IPCA. Para este ano, por exemplo, o Governo Federal alegou que os efeitos decorrentes da pandemia da Covid-19 impediram que o piso recebesse ganhos reais. Não tão diferente, em 2022 a situação bem como o argumento deve se repetir.

Desde 2019 o salário mínimo vem sendo corrigido conforme a inflação, baseada na projeção do INPC. Em razão disso, as remunerações não têm ganhado um aumento real, deixando os trabalhadores sem poder de compra. Isso porque, o rendimento cresce, mas o preço dos produtos também.

Até 2018, a regulamentação das correções do piso nacional considerava a inflação do ano anterior projetada pelo INPC, mais o resultado do PIB (Produto Interno Bruto) de dois anos antes. Assim, era garantido o repasse do salário com ganhos reais.

Neste caso, a quantia sempre ficava acima da inflação, mesmo diante ao aumento econômico em todo país. Devido a alteração da lei, o governo de Jair Bolsonaro optou por repor apenas os prejuízos.

Veja também:  Auxílio emergencial: CAIXA fará uma pausa nos pagamentos NESTA quinta, 7

Leia Também:

Está "bombando" na Internet:

28 Comentários
  1. Celso Diz

    Salário da vergonha eles deveriam ter esse salário mas somos nós que da boa vida a esses lixos

  2. Iraci Almeida da Silva Diz

    Salário mínimo para se viver um pouco melhor deveria ser de 2,500 mais histo não acontece porque magina que os políticos pensan nós pobres Deus tem misericórdia de nós porque o seres humanos não tem

  3. Gerson Rosa Camargo Diz

    esses políticos não fazem nada pelos aposentados baixa renda o auxílio loa ganha igual os aposentados

  4. LUIZ CARLOS MICHALSKI Diz

    Pra começar,essa inflação que dizem para aumentar o salário mínimo é uma tremenda mentira.A inflação já deve estar na casa dos
    15% ou mais.
    E O SALÁRIO MÍNIMO NO BRASIL, PARA VIVER MALEMAR TERIA QUE SER 2.500.00.
    NÃO SOU EU QUE DIGO,SÃO OS ÓRGÃOS QUE MEDEM A REAL INFLAÇÃO.
    O POVO É TAPEADO EM TODOS OS SENTIDOS.
    VERGONHA.

  5. Paulo arruda Diz

    Esses políticos safados e sem vergonhas estão todos enriquecendo as nossas custas q votamos e damos empregos a esses safados para fazer o país progredir ao invés desses ladrões ficarem brigando o tempo todo pelo poder e vergonhoso um “presidente ” e um “ministro ” da economia passar 4 anos só roubando o nosso dinheiro a familia desse crocodita Bolsonaro tds roubando até a safada da Michele bolsonaro mandando na caixa econômica Federal fazendo e autorizando empréstimos para amiguinhos íntimos de Brasília o STF cheio de “ministros” safados tds poderosos vetando tudo o q é de direito dos trabalhadores e dos aposentados como a revisão do FGTS q a caixa econômica Federal roubou do nosso fgts e q roberto barroso suspendeu a revisão da vida toda q o inss nos roubou as nossas contribuições está a 6 meses nas mãos do alexandre de morais e revoltante nós brasileiros temos q ir as ruas e protestar contra esses justiceiros do mal não pode 11 pessoas do stf terem todo esse poder tudo q é a favor do pobre é rejeitado nos não temos direito a nada e somos nós q botamos e pagamos salários e mordomias a esses vermes !

  6. Erialdo Inácio Gomes Diz

    Somos 150 milhões de jegue que nem rinchar sabemos, estamos vivos vendo tudo mais infelizmente é a realidade, a politica pra quem não sabe é circo armado com muita inteligência e simplesmente os palhaços somos todos nós que convivemos com o sistema atual.

  7. Luiz Diz

    E uma vergonha esses politicos, eles almenta os propios salarios em 50 por cento e o salario minimo 6 por cento, e uma sacanagem oque estao fasendo com os baixa renda.

  8. Ana Lúcia Moreira Diz

    Tá difícil o salário mínimo conta pra pgar conta atrasada casa pra pgar mas fazer o que antes um pingado do que nada fe em deus tudo vai melhorar …….

  9. Carleido gomes Diz

    Bando de vagabundos eles brincam com a cara da sociedade se todos na epoca da eleiçao anulase o voto eu queria ver a cara desses vagabundos o povo precisa acorda voto nulo neles.

  10. Veronica Cristina Machado Diz

    O problema quem criou foi quem não soube votar. Isso é uma coisa que Brasileiro nunca aprenderá. Votamos em Preside, deputados e Senadores que ao atingir seus objetivos, nem estão aí para o povo que os elegeu. Aprendam meu povo. Na dúvida não votem.

  11. Luiza Darnel Moura Diz

    Pagamos para esses vermes que só sabem sugar , como viver com um salário de miséria o deles é lá nas alturas o nosso lá no chão, como ter condições de viver assim, socorro nas próximas eleições não votem em ninguém, ninguém vai resolver nada.

  12. Elsa Marina fedrizzi Diz

    Dizem q aqui vai virar Venezuela já está parecendo Venezuela o nosso dinheiro não vale mais nada inflação no alto p os aposentados não fizeram nada adiantou o décimo nós temos o direito de emprego que o povo está precisando não fica dando esse miséria. De auxilioemergencional

  13. Policarton vieira gadelha Diz

    Kkkkkk vim a qui nas redes sociais e falar não acontece nada queria ver o povo todo se reunir e pedir o fim das regalia e a diminuição dos salários destis políticos

  14. Onofre Diz

    Por isso, também, que não voto em ninguém. Sai um, entra outro, e pau quebra sobre o trabalhador com baixa renda!

  15. Josinaldo Diz

    Os governantes pensão que samoos idiota pra almentar 92 reais enquanto o deles bota pra gerar por isso que voto nulo sempre.

  16. Francisco Mendes Diz

    Enquanto isso os parasitas políticos só olaumentam suas regalias…

  17. Maria Santos Diz

    Vamos morrer junto com o salário mínimo

  18. Mariane Diz

    Pouca vergonha, entra ano e sai ano o mínimo fica sempre menor ,enquanto os poderosos …ah esses não esquecem de aumentar os seus salários. O Brasil é um país de gente muito podre.

  19. Joselito Diz

    Eu queria saber se eles ganha-se o salário mínimo se eles ua falar que o salario tinha o poder de compra
    Povo entenda político não é autoridade e funcionário público nós somos os patrões deles fomos nós que colocamos eles no poder paea nus servir

  20. Marlene Diz

    Quando fala o valor do salário mínimo ,a gente pensa em o valor que real do salário que devia ser no entanto não dar nem para uma uma pessoa viver com dignidade,no em tanto os deles é maior do que vela realmente precisa absurdo!

  21. Rafael Diz

    Salário mínimo só no papel na prática vejo muita gente ganhando menos.

  22. Mauro Henrique De Freitas Diz

    Interessante quando é para aumentar os próprios salários os deputados, senadores, presidente e ministros o aumento é enorme para essa cambada que se fosse pago um salário mínimo ainda assim é caro demais para o que eles fazem , pois não fazer nada tem que se ganhar nada.

  23. Gilberto Wander Diz

    Um absurdo! Um aumento ínfimo, vai na contramão da inflação! Estamos só trabalhando só sustentar as regalias desses políticos. Lamentável.

  24. Igor Diz

    A pessoa que recebe um salario minino e paga aluguel come arroz e feijao o mes inteiro não tem dinheiro para compra uma ropa novo

  25. Osvaldo Diz

    Precisando ganhar para faser protesses pois estou com os dentes podres e não tenho como faser não posso trabalhar motivo de doença.

  26. Lucas Diz

    Tem que abaixar o salário desses merdas pra 1.190 pra ver se ele ia aceitar.

  27. William Silva Diz

    É uma vergonha um piso salarial desses! Cidadão merece muito além disso 😪

  28. Moises Diz

    Pensei …quando vi o tópico: reajuste iria subir para uns 4.000,00 míseros reais🤦🤦

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.