Saiba como regularizar e atualizar a situação do seu CPF na Receita Federal

O documento é responsável por vincular o sujeito à Receita Federal. Desta forma, caso tenha alguma inconsistência no cadastro, será impedido de realizar uma série de atividades.

Um dos documentos mais importantes para o cidadão brasileiro é o Cadastro de Pessoa Física (CPF). O documento é responsável por vincular o sujeito à Receita Federal. Desta forma, caso tenha alguma inconsistência no cadastro, será impedido de realizar uma série de atividades.

Além disso, o CPF também está vinculado a verificação de inadimplência. Nesse caso, quem atua são os órgãos de proteção ao crédito, como o SPC e a Serasa. Pensando nisso, confirma algumas situações e como regularizar o seu documento.

Quais são as possíveis situações do CPF?

  • CPF regular: Caso considerado ideal, em que o cidadão está com tudo em dia;
  • CPF suspenso: Documento temporariamente inutilizado devido à falta de doados ou informações incorretas;
  • CPF cancelado: Cancelamento por pedido judicial ou por problema de duplicidade;
  • CPF bloqueado: Problemas com a declaração de Imposto de Renda, entre outros;
  • CPF nulo: fraude no documento;
  • CPF com titular falecido: Dono do documento é falecido. Caso não, a situação deve ser regularizada junto a Receita Federal.

Como regularizar o CPF?

Na situação em que o CPF esteja bloqueado, é possível resolver o problema de forma virtual. Basta seguir os passos abaixo:

  1. Entre no portal e-CAC;
  2. Informe seus dados para entrar na sua conta;
  3. Consulte a declaração que deixou de ser realizada;
  4. Preencha o pedido de regularização do CPF;
  5. Faça as comprovações necessárias indicadas no site;
  6. Caso existam pagamentos pendentes, é preciso efetuá-los;
  7. Envie o pedido e pronto! A receita analisará o pedido.

Contudo, se necessário, dirija-se até um Contador para auxiliar no preenchimento da ficha. O CPF com status suspenso pode ser corrigido por meio dos Correios, a depender da situação. Os demais casos necessitam do comparecimento do titular a uma agência da Receita Federal.

Consultar o PIS pelo CPF é permitido

Caso você ainda não saiba, os trabalhadores que possuem o direito ao seguro-desemprego, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e abono salarial precisam saber o número do PIS para receber o benefício. Atualmente, é possível consultar a identificação do documento por meio de uma consulta simples no site Meu INSS utilizando o CPF.

Para verificar o número PIS por meio do CPF basta acessar o site Meu INSS, clicar em “Entrar com gov.br”. O usuário precisa digitar o CPF e selecionar a opção “continuar” ou criar um cadastro. Após acessar a conta, o trabalhador deve clicar em “Meu cadastro” na página inicial, onde será possível conferir os dados como nome, CPF e NIT/PIS.

Todos os trabalhadores registrados no regime CLT em empresas privadas possuem o número PIS, que é a sigla para Programa de Integração Social. Já os funcionários públicos possuem o número Pasep. Ambos os benefícios funcionam como um “14º salário” pago aos trabalhadores de baixa renda e o valor pago pode chegar a até um salário mínimo, variando de acordo com o tempo trabalhado.

Veja também: CadÚnico: como saber se já estou inscrito no Cadastro Único do Governo Federal? Veja!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.