Saiba o que acontece quando o trabalhador não usa o seu FGTS de até R$1.045

O trabalhador tem até esta quinta-feira, 31 de dezembro, para realizar a movimentação ou saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) na modalidade emergencial. A liberação do valor aconteceu a fim de amenizar os impactos econômicos causados pela pandemmia do novo coronavírus.

No entanto, o que acontece caso o trabalhador não realizar o saque e sequer movimentar o dinheiro? Nesses casos o dinheiro voltará para o Fundo. Na prática, ele continua sendo do trabalhador. Mas aí ele só vai poder movimentar em situações específicas.

O saque do FGTS emergencial, no valor de até R$1.045, começou a ser pago no meio do ano, no momento que o país estava passando pela primeira onda da Covid-19. O Governo liberou esse benefício de forma automática para todo mundo que tinha direito de receber. Foram 60,2 milhões de trabalhadores aptos a receber o benefício.

Quem não queria receber podia entrar em contato com o Governo e avisar. A outra opção era simplesmente não mexer no dinheiro.

Nesse segundo caso, o Governo iria entender que o beneficiário não queria o dinheiro naquele momento e o saldo voltava para a retenção. Então, se você não quer mesmo o dinheiro basta não mexer nele que ele estará disponível em outro momento para você.

FGTS em 2021?

O Governo Federal se prepara para liberar mais um lote de pagamento do saque emergencial do FGTS em 2021. A medida adotada pelo governo como uma das formas de enfrentamento da pandemia também pode ser estabelecida no ano que vem.

Um dos formuladores da medida informou que o cenário após a virada do ano será analisado, e que o anúncio da nova rodada de pagamentos pode acontecer ainda em janeiro.

De acordo com membros da equipe econômica, há uma margem para que os recursos do FGTS sejam liberados para retirada sem comprometer a sustentabilidade do fundo.

Veja também: NOVO saque do FGTS liberado já em 2021? VEJA!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.