Consumidor Verde: Entenda conceito e sua origem

O consumidor verde é o indivíduo que possui práticas de consumo visando o desenvolvimento sustentável do planeta. Ademais, pode ser conhecido também como consumidor sustentável. 

Todavia, ele pratica atitudes de consumo que visam a preservação do meio ambiente. Essas ações contribuem para o desenvolvimento sustentável do planeta. 

O consumidor verde poderá aparecer em provas de vestibulares de todo país, assim como no Enem. Por isso vale a pena ficar ligado no assunto, acompanhe!

Principais ações de um consumidor verde

Podemos destacar como principais atitudes de um consumidor verde:

  • Consumo de alimentos orgânicos, ou seja, frutas, verduras e legumes, que estejam livres dos agrotóxicos. 
  • Consumir produtos que possuam embalagens recicláveis 
  • Busca utilizam de meios de transportes alternativos que não poluem o ar, ou que pelo menos tenha baixos índices de poluição. 
  • Deixar de consumir, ou consumir o mínimo possível de carne de origem animal, sobretudo a vermelha, por conta das práticas que envolvem a pecuária. 
  • Utilização de sacolas retornáveis 
  • Utiliza de forma racional o consumo de água e energia elétrica 
  • Busca reutilizar produtos, ao invés de descartá-los na primeira oportunidade. 
  • Adquire produtos de madeira com certificação ambiental
  • Separa o lixo comum dos radioativos como pilhas, baterias, remédios e demais produtos químicos. 
  • Evita o despejo de óleo de cozinha diretamente no esgoto, buscando locais de coleta desse material. 
  • Não comprar animais silvestres para estimação
  • Busca comprar produtos de empresas que investem em práticas sustentáveis de preservação ao meio ambiente. 

Economia verde

O consumidor verde surgiu para encontrar maneiras de diminuir as cotas de emissão de poluentes na atmosfera. 

O debate começou a acirrar nos 70 e continua presente até os dias de hoje. Afinal, uma economia limpa vem despertando o interesse do debate público. 

A saber, protocolos que visam a redução das ações do homem surgiram ao longo das décadas, como o Protocolo de Kyoto e o Acordo de Paris. 

Ademais, países ou empresas que reduzem emissões de CO2 na atmosfera, ganham créditos de carbono. Ou seja, eles acabam virando commodities, podendo ser vendidos no mercado internacional. 

Por fim, vale destacar que os governantes, influenciadores, meios de comunicação e ambientalistas do mundo todo debatem questões sobre o clima e quais os rumos que o planeta pode tomar. 

Ademais, o importante mesmo é cada indivíduo ter responsabilidade e consciência de adotar práticas benéficas para o meio ambiente, garantindo uma vida melhor para atual geração e principalmente para as futuras. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre consumidor verde?

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