Saiba como economizar na compra de material escolar

Antes de adquirir os itens da lista é preciso pesquisar bastante

Todo início de ano é assim, os pais saem em busca do material escolar de seus filhos, de olho nas promoções para a aquisição de todos os itens contidos na sua lista. Para economizar nessas horas, é essencial se planejar, pesquisar, tanto nas lojas virtuais, na internet, quanto nas físicas, em shoppings e centros de comércio.

Felizmente é possível encontrar o material escolar a preços bastante em conta, portanto, é conveniente ir atrás das lojas que oferecem os melhores preços. Para tal, é preciso ter paciência, controlar seus impulsos e correr atrás de uma maior economia na aquisição dos itens relacionados à escola de seus filhos.

Todavia, através de algumas dicas e estratégias é possível garantir itens de qualidade com um ótimo custo benefício. Desse modo, não é preciso estourar seu orçamento familiar para garantir um material bom, resistente e durável, que será utilizado pelas crianças durante todo o seu ano letivo. 

De fato, a variação dos preços dos materiais escolares é grande. É possível encontrar itens caros em uma loja e em promoção em outra. As papelarias são ótimos lugares para se pesquisar, mesmo estando bastante cheias neste período do ano. Com algumas ações é possível encontrar um material bastante em conta.

1 – Reutilize o material escolar antigo

Para não ter que comprometer todo o orçamento adquirindo a lista de material escolar, uma boa dica é reutilizar itens antigos. Materiais como lapiseira, tesouras, estojos, apontadores podem ser reaproveitados. Vale dar uma boa olhada nos materiais que a criança possui para ver o que pode ser utilizado neste ano letivo.

2 – Pesquise preços e itens 

A tradicional pesquisa de preços e produtos é essencial para que se encontre um material com um bom custo benefício. De fato, pode ser um pouco cansativo ir de loja em loja para ver as promoções, porém, com a internet tudo ficou mais fácil. Não se esqueça de comparar as marcas e as condições de pagamentos.

3 – Procure por ofertas e descontos

Deve-se ter em mente que muitas lojas oferecem promoção para quem compra em uma grande quantidade. Uma boa estratégia é juntar um grupo de pais, que podem ser da mesma escola, para adquirir os produtos em uma loja especializada, ganhando um bom desconto na aquisição dos materiais escolares.

4 – Personagens de desenho animado  

Deve-se observar que os produtos que vêm com imagens de desenhos animados, filmes e quadrinhos costumam ser um pouco mais caros. Isso se deve ao fato de que a empresa que os produz deve arcar com o licenciamento das marcas. Em síntese, o melhor nestas horas é deixar as crianças em casa e ir às compras.

5 – Analise o material escolar

É preciso ficar atento à lista de material que as escolas fornecem. Não há uma obrigação de aquisição de um item específico. Aliás, o aluno não pode ser obrigado a deixar a sala por não ter os materiais necessários para a aula em questão. Ele deve participar das atividades de alguma maneira.

6 – Peça a nota fiscal

Antes de adquirir um item de sua lista de material escolar é preciso observar que o preço do produto no cartão de crédito deve ser o mesmo que o pago à vista. Deve-se pedir uma nota fiscal em detalhes, descrevendo o produto, marca e preço. Também é preciso se informar sobre política de trocas e prazos de garantia.

7 – Observe a legislação 

A princípio, é necessário observar as regras sobre a lista do material escolar. De acordo com a legislação, a escola não pode solicitar a compra de itens que serão utilizados em comum, como por exemplo, produtos de higiene e limpeza. Além disso, ela não pode pedir itens de uma marca específica.

8 – Faça as compras sozinho

Ao comprar os itens de uma lista de material escolar, deve-se deixar as crianças em casa e ir sozinho. Analogamente, estes produtos são por si só mais caros, e levar as crianças pode fazer com que elas peçam itens desnecessários, ou de uma marca mais famosa, o que pode pesar no orçamento.

9 – Poupe dinheiro

Uma boa estratégia é começar a poupar para a compra do material escolar do ano que vem logo em janeiro. É uma boa maneira de garantir o recurso sem precisar despender todo o valor dos itens da lista de uma só vez. Em conclusão, faça uma poupança mensal com um valor estipulado.  

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.