Como saber se é a hora de trocar de emprego?

Será que é possível saber se é a hora de trocar de emprego? Na realidade, depende. Não existe um checklist que devemos preencher para então tomarmos a nossa decisão de pedir demissão. Na realidade, devemos nos basear na nossa própria experiência, nos desejos que temos e nas ambições. Além disso, é preciso considerar um planejamento adequado antes de “jogar tudo para o alto”.

Afinal, nem sempre podemos abrir mão do trabalho de uma hora para outra, correto? Por isso, não considere este conteúdo como um checklist que, caso seja preenchido, deve servir de estopim para a sua demissão. Queremos apenas lhe ajudar a refletir e analisar esse tipo de questão.

Dito isso, vamos ao conteúdo de hoje!

Como saber se é a hora de trocar de emprego?

Tomar a decisão de trocar de emprego não é fácil. Muita coisa está em jogo e nós precisamos ser cautelosos para não agir de forma impulsiva e impensada. Sendo assim, considere as dicas abaixo como um estopim para a reflexão e veja se faz sentido para você deixar o seu emprego, ou não:

1. Você sente que não tem como crescer na empresa

Você pode até tentar pensar em um crescimento ou plano de carreira, mas quando começa a analisar a situação real, percebe que a empresa não proporciona oportunidades para o crescimento. Você se vê apenas diante de uma estagnação, e isso tende a causar uma grande insatisfação.

Esse tipo de situação pode servir de base para saber se é a hora de trocar de emprego. Analise se faz sentido!

2. Os valores da empresa não condizem mais com os seus

Quando os valores e propósitos da empresa começam a se distanciar dos seus princípios, talvez o desejo de demissão possa surgir. Afinal, é possível que você acabe se sentindo deslocado do ambiente em que está, e esse tipo de deslocamento pode ser caminho para o desenvolvimento de frustração e angústia. Será que você se sente dessa forma?

3. Você sente que não consegue explorar todo o seu potencial

Se o seu potencial não é desenvolvido da melhor forma, a tendência é que a autoestima comece a ser abalada. Isso decorre do fato de que você pode se sentir “preso” a um escopo de trabalho que não condiz mais com as suas habilidades reais. Assim, o seu potencial acaba ficando adormecido e até mesmo a monotonia começa a aparecer no espaço de trabalho.

4. A sua saúde mental está abalada no trabalho

A saúde mental começa a mostrar desequilíbrios à medida que os dias de trabalho passam. Esse pode ser um dos fortes sinais para saber se é a hora de trocar de emprego. Se está começando a custar a sua saúde, será que não é um bom momento de fazer um planejamento de carreira e rever a situação?

Lembre-se de que nenhum trabalho merece impactar negativamente a nossa saúde mental. Ainda somos prioridades em nossas próprias vidas. Por isso, se a desmotivação, o cansaço excessivo, o estresse e a ansiedade são constantes, fique atento a esses sinais e comece a cuidar da sua mente com mais carinho.

Boa sorte!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.