Como se posicionar adequadamente no trabalho

Conseguir se posicionar adequadamente no trabalho não é tarefa fácil, mas nem por isso quer dizer que seja algo impossível. O autoconhecimento, nessa situação, pode fazer muita diferença. Por isso, neste conteúdo nós trouxemos algumas recomendações que partem do pressuposto de que é necessário praticar o autoconhecimento para saber se posicionar melhor. Confira nossas ideias!

Como se posicionar adequadamente no trabalho?

Existem diversas atuações que nos ajudam a se posicionar adequadamente no trabalho. Algumas podem ser usadas em reuniões, outras podem ser usadas com nós mesmos, e assim por diante. Conheça algumas dessas ações e analise o que pode fazer sentido para você:

1. Aprenda a dizer “não” quando necessário

Aprender a dizer “não” é crucial para garantir um bom posicionamento. Se não conseguimos negar uma carga de trabalho, por exemplo, a tendência é que aceitemos muitas demandas que sobrecarregam a nossa rotina, e isso pode prejudicar a nossa saúde. Além disso, nossa imagem pode ficar enfraquecida quando somos uma pessoa que simplesmente aceita tudo sem questionar ou ponderar nada.

Procure não permitir que os outros “mandem” em você o tempo todo. Saiba qual é o seu valor, conheça-se, entenda os seus limites e respeite a si mesmo.

2. Use dados na hora de argumentar algum assunto

Quando quiser argumentar algum assunto muito importante, use dados relevantes que possam deixar o seu discurso ainda mais forte. Evite proferir preconceitos ou achismos, especialmente em reuniões. Você precisa mostrar um posicionamento baseado em dados, a fim de garantir que o seu conteúdo apresentado tenha uma verdadeira credibilidade.

3. Não permita que as outras pessoas tomem decisões por você

Cuidado com o comportamento de permitir que as outras pessoas tomem decisões por você o tempo todo. É claro que o líder pode vir a tomar alguns rumos e selecionar alguns caminhos, mas se porventura ele lhe questionar se você prefere X ou Y, evite deixar tudo na mão dele. Afinal, se posicionar adequadamente no trabalho exige uma postura ativa de nossa parte, sempre respeitando a si mesmo e colocando-se como prioridade nas decisões.

4. Aprenda a assumir novas responsabilidades

Assumir novas responsabilidades não é a coisa mais simples do mundo, a gente sabe. O medo, o receio, as dúvidas e demais sensações podem aparecer. No entanto, se posicionar adequadamente no trabalho exige que tomemos novos rumos, volta e meia. A estagnação pode tornar a rotina negativa, e assumir novas responsabilidades pode nos ajudar a crescer e se desenvolver.

Por isso, analise as situações com mais clareza antes de simplesmente negar uma nova responsabilidade.

5. Saiba absorver conhecimentos dos seus erros

Os erros vão aparecer, volta e meia. Nós não somos perfeitos, e cometemos equívocos em diversas áreas de nossas vidas. Porém, o ideal é que passemos a absorver os ensinamentos dessas situações, ao invés de simplesmente nos punirmos.

Aprender com os erros é difícil, mas pode ser muito valioso e essencial para se posicionar adequadamente no trabalho. Pense nisso e seja mais gentil consigo mesmo! Não se puna o tempo todo por erros do passado. Eles passaram, e o que fica é a aprendizagem.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.