Benefícios de um bom plano de carreira

A verdade é que os benefícios de um bom plano de carreira são inúmeros. Quem já teve o “gostinho” de se sentar e pensar em um bom plano, sabe do que estamos falando.

Cada etapa concluída traz aquela sensação de dever cumprido, e nos auxilia na hora de termos mais motivação para crescer e seguir em frente. Em alguns momentos, o caminho pode até ser remodelado, mas o longo prazo costuma ser bem direcionado e mantido até certo ponto, viabilizando uma trajetória de maior satisfação.

Porém, você ainda não se convenceu que um bom plano de carreira, feito por você mesmo, pode ser relevante e benéfico? Então acompanhe este texto até o fim!

Quais são os benefícios de um bom plano de carreira?

Como dito acima, os benefícios de um bom plano de carreira são diversos e podem ser notados em diferentes esferas profissionais. Abaixo listamos apenas alguns deles, para que você comece a refletir sobre o assunto e, quem sabe, encontrar novas perspectivas para o seu futuro. Continue lendo.

1. Visão de longo prazo que aumenta a motivação

Ter uma visão de longo prazo – que seja clara e bem objetiva – pode ajudar na hora de se ter motivação. Se você sabe o que precisa ser feito, degrau por degrau, para chegar ao objetivo maior, fica muito mais fácil ter aquela energia para lidar com as adversidades do dia a dia. Afinal, imagine que você tem um grande sonho, mas não se planeja para alcançá-lo: como a sua mente poderá enxergá-lo como possível? Pois é!

2. Melhora a resiliência

Quando temos um bom plano de carreira, as nossas chances de sermos resilientes são muito maiores. Isso porque, embora alguma situação não esteja dentro dos conformes, ainda assim temos um plano para seguir, que nos garante quais passos temos que dar adiante. E isso aumenta a nossa autoconfiança e a nossa flexibilidade nos momentos mais difíceis de nossas carreiras.

3. Combate o piloto automático e a zona de conforto

Um dos principais benefícios de um bom plano de carreira é que ele nos ajuda a combater a zona de conforto e o piloto automático. Afinal, se sabemos, claramente, quais passos temos que dar, isso significa que não iremos ficar parados ou agindo de maneira automática na nossa rotina, certo? Pois temos um plano, com métodos e métricas.

4. Aumenta as chances de satisfação profissional

O nosso plano de carreira pode aumentar as chances de termos satisfação profissional. Isso decorre do fato de que estaremos desenvolvendo a nossa carreira rumo a algo que almejamos, ou seja, estaremos realizando algum sonho e objetivo. E isso garante que nos sintamos no caminho certo, mais felizes e realizados.

5. Ajuda na hora de transformar sonhos em realizações

Sabe aqueles sonhos que você tem, que todos os dias vêm visitar os seus pensamentos? Bem, eles costumam fazer parte de uma “lista de desejos”, certo?

Agora, imagine poder realizá-los, pois você sabe exatamente quais passos devem ser dados, todos os dias, para chegar lá.

Pois é! As chances de transformar seus sonhos em realizações são maiores quando se há um mapa e um passo a passo. Por isso, quando pensamos nos benefícios de um bom plano de carreira, pensamos também na realização de sonhos.

Quais são os seus sonhos? Já os colocou no papel? 😉

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.