Pism 2023: UFJF encerra prazo para pedidos de isenção da taxa de inscrição

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) encerra nesta quarta-feira, 27 de julho, o período para pedidos de isenção da taxa de inscrição do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2023. O prazo foi aberto no último dia 15. 

De acordo com o edital do Pism 2023, os estudantes de baixa renda poderão solicitar a isenção da taxa exclusivamente on-line, por meio do site da universidade.

Podem pedir a isenção os candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e estudantes que possam comprovar a renda mínima segundo estabelece a Lei 12.799/2013.

No caso dos candidatos inscritos no CadÚnico, o pedido de isenção deverá ser feito com o Número de Identificação Social (NIS).

Já os candidatos interessados em solicitar a isenção via critérios da Lei 12.799/2013 deverão comprovar renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita e devem ter cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola particular.

Inscrições abertas

O período de inscrição para os três módulos do Pism 2023 está aberto. De acordo com o edital, os interessados poderão se inscrever até as 18h do dia 22 de agosto, exclusivamente através da Área do Candidato

O valor da taxa de inscrição é de R$ 150. Para efetivar o cadastro, o pagamento da taxa de inscrição deverá ser feito até 18h do dia 9 de setembro. 

Provas

As provas dos três módulos do Pism 2023 serão aplicadas nos dias 3 e 4 de dezembro de 2022.  A aplicação das provas será nas cidades de Juiz de Fora, Governador Valadares, Muriaé, Petrópolis e Volta Redonda.

Os candidatos poderão consultar os locais do exame a partir do dia 8 de novembro, quando a UFJF deve liberar o comprovante definitivo de inscrição.

Vagas e resultados

Ao todo, a UFJF está ofertando 2.263 vagas para 75 cursos de graduação de diversas áreas. Segundo o edital, 1.903 vagas são para o campus Juiz de Fora e 360 são para Governador Valadares. Há reserva de vagas de acordo com a Lei de Cotas.

A divulgação do resultado, com a lista de aprovados em 1ª chamada no Módulo III, está prevista para o dia 19 de janeiro de 2023. Já os desempenhos dos participantes dos Módulos I e II será liberado a partir de 23 de março de 2023.

Veja mais detalhes no edital do Pism 2023.

Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Unifesp recebe pedidos de isenção de taxa do Vestibular Misto 2023; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.