Você sabe solicitar ajuda?

Você sabe solicitar ajuda? Quando foi a última vez que pediu ajuda para alguém, seja no ambiente de trabalho ou estudos? Pense sobre isso.

Infelizmente, ainda vemos muitas pessoas enxergando um pedido de ajuda como uma demonstração de fraqueza, embora isso não seja verdade.

Afinal, fato é que ninguém sabe de todas as coisas. Em diversos momentos de nossas vidas vamos nos deparar com dúvidas e dificuldades. Faz parte da aprendizagem e da natureza humana.

Porém, mesmo sabendo disso, algumas pessoas ainda têm muito receio de questionar ou solicitar ajuda. Por isso, fizemos este guia para que você reflita conosco e, quem sabe, comece a solicitar ajuda quando necessário. Acompanhe!

Você sabe solicitar ajuda?

Pense sobre a última vez que você teve alguma dificuldade para compreender algo no trabalho ou na vida acadêmica. Pensou? Agora, pergunte-se a si mesmo: você sabe solicitar ajuda? Você solicitou algum suporte quando esteve diante de uma situação difícil? Faça essa autoanálise.

Ao detectar um “medo de fazer perguntas” ou de pedir ajuda, comece a pensar por outras vias: por que você tem esse medo? Por que não consegue pedir ajuda quando necessário? Você acredita que será mal-visto?

Todas essas reflexões podem nos ajudar na hora de reconhecermos que não somos seres “inteiros”- no sentido de conhecimento. Afinal, somos seres em constante aprendizagem, dentro de um mundo dinâmico que muda a cada dia.

Permitir-se solicitar ajuda pode, ainda, ser visto como uma atitude de respeito para consigo mesmo. Isso porque você compreende que tem limites e tudo bem! Ninguém é perfeito.

A importância de saber solicitar ajuda

Quando abrimos caminho para pedir ajuda, uma série de efeitos positivos pode entrar em cena em nossas vidas. Afinal, como vimos acima, é impossível sabermos de tudo e sermos perfeitos em todas as coisas. Cada indivíduo tem as suas próprias aptidões. 

Sendo assim, quando pensamos na importância de saber solicitar ajuda, pensamos que:

  • Assim você terá maiores chances de aprender coisas novas.
  • Você construirá relacionamentos mais respeitosos e saudáveis.
  • Diminuirá a autocrítica exagerada.
  • Perceberá que todo mundo pode pedir ajuda, e que ninguém é impecável a ponto de saber tudo.
  • Melhorará a sua autoestima ao se dar conta que não tem problema não saber, afinal, tudo pode ser aprendido.
  • Melhorará o seu desempenho no trabalho e nos estudos, pois descobrirá formas mais inteligentes de se fazer uma mesma coisa, graças à ajuda das outras pessoas.
  • Entre outros pontos relevantes.

Ninguém sabe de todas as coisas

Por fim, lembre-se de que se você sabe solicitar ajuda, significa que respeita o fato de que ninguém sabe de todas as coisas. Todo mundo tem limites, habilidades, pontos fraco, e assim por diante. Então, por que não se colocar numa posição de alguém que pode aprender com o outro, sem essa forçação de barra de que deveria saber de todas as coisas?

Quando nos permitimos aprender com a experiência alheia, vemos pontos de vista que nos mostram os caminhos mais promissores e os mais “arriscados”. Tudo isso pode ser muito interessante para o nosso desenvolvimento como um todo.

Portanto, permita-se questionar, tirar dúvidas e solicitar apoio. Assim você irá ainda mais longe!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.