REVELADO: O que não fazer para ter uma senha segura

Como deixar minha senha mais segura? Como mudar a minha senha com segurança? Se essas são algumas das suas perguntas leia este artigo até o final e receba valiosas dicas.

Não raro é ler sobre o megavazamento de dados e sobre a segurança das senhas ou não na internet. Saiba que uma prática muito comum pode deixar suas senhas vulneráveis para hackers e criminosos mal-intencionados.

A iniciativa de trocar as senhas recorrentemente é uma das ações que podem deixar suas senhas mais vulneráveis e menos seguras, de acordo com vários especialistas em segurança cibernética ouvidos pela BBC Mundo. Isso acontece não devido a troca de senha, mas a maneira que está alteração é realizada.

Com uma infinidade de acessos e senhas, nos vemos obrigados a trocas nossas senhas por esquecimento, mas alguns cuidados são necessários. Entenda abaixo como alterar sua senha com segurança.

Senha com alterações mínimas?

Na realidade, o que se percebe é que quando buscamos alterar nossas senhas, a tendência é que realizemos alterações mínimas. Ou, pior ainda, colocamos senhas cada vez mais fáceis de serem lembradas e até data de aniversário.

Outra prática comum é incluir o número do mês na senha ou relações similares.

“No final, acabamos recorrendo a derivados da mesma senha porque não conseguimos lembrar de outras novas e mais robustas para todos os serviços que utilizamos. Além disso, é comum reutilizar a mesma senha – ou outra muito semelhante – em vários serviços”, explicou à BBC Mundo, Juan Caubet, diretor da Unidade de Segurança de TI do centro de tecnologia Eurecat, na Espanha.

“Isso significa que, se houver uma violação de segurança ou uma senha for roubada em uma campanha de phishing [uma fraude baseada em roubo de identidade], os hackers podem adivinhar facilmente a senha que você usa em outras plataformas, adicionando ou alterando os dígitos da base que eles já têm”, destacou.

O especialista ainda comenta que o ideal a trocar uma senha é escolher uma totalmente nova e elaborada. Mas analisa: “O problema é que isso é complicado porque usamos muitas senhas.”

Neste cenário confira elementos para uma senha segura.

Elementos para manter a senha segura

Veja elementos apontados por especialistas ouvidos pela BBC News:

  • Senha com pelo menos 8 carácteres;
  • Senhas que incluam letras, números e caracteres especiais;
  • Utilização de letras maiúsculas e minúsculas;
  • Não repita a mesma senha em sites/serviços diferentes. Pois em caso de criminosos descobrirem uma poderão ter acesso maior;
  • Não adicione números óbvios como sua idade, data de nascimento ou aniversário, por exemplo;

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.