Remunerações Alternativas, Motivação, Recompensa e Desempenho

Uma vez analisados especificamente os tipos de remuneração no Direito do Trabalho, no presente artigo discorreremos sobre as remunerações alternativas, motivação, recompensa, desempenho, dentre outros assuntos.

 

Remunerações Alternativas

Inicialmente, as remunerações alternativas estão mais ligadas ao reconhecimento do colaborador dentro da empresas, e geralmente elas são definidas em níveis.

Um exemplo muito comum de remuneração alternativa é a escolha do funcionário do mês.

Outrossim, as remunerações alternativas podem ocorrer através de prêmios simbólicos como ingressos para um cinema, ou até mesmo a promoção para um outro cargo.

Por fim, todas as remunerações alternativas são formas de dar o reconhecimento ao trabalho que aquele colaborador tem desempenhado.

 

Motivação, Recompensa e Desempenho e Como Definir o Melhor Tipo de Remuneração

Em se tratando de remuneração, os três pilares: motivação, recompensa e desempenho andam juntos.

Ademais, muitas organizações ainda insistem no pensamento de que o salário é suficiente para reter talentos dentro da empresa, é por isso que acabam perdendo grandes profissionais.

Com efeito, quando uma empresa cumprem com suas políticas e ainda agrega isso a uma boa remuneração, os colaboradores se sentem mais engajados e valorizados, e acabam realizando sua função com um melhor desempenho.

Além disso, para definir qual o melhor tipo de remuneração, o primeiro passo é o planejamento financeiro.

Isto porque outros benefícios são oferecidos além da remuneração, sua empresa não poderá voltar atrás.

Destarte, se a sua empresa não anda em um momento bom, utilizar uma daquelas remunerações que não envolvem diretamente dinheiro é uma boa saída.

Depois do planejamento financeiro, é hora do planejamento organizacional.

Todo aumento de pessoal demanda uma boa estratégia de cargos e salários.

Afinal, toda empresa precisa ser justa com seus colaboradores, e esse plano ajuda a manter a organização equilibrada em comparação com outras empresas do mesmo ramo e principalmente internamente.

Finalmente,  importante observar a legislação, ver o que é permitido pelos acordos e convenções coletivas da sua categoria.

Assim, empresas especialistas em gestão de pessoas e contabilidade podem ajudar a sua empresa nesse processo.

Isto porque esses profissionais conhecem bem a política de benefícios e devem estar sempre de olho em possíveis mudanças nas regras trabalhistas.

 

Como Usar Benefícios a seu Favor

?Por fim, uma empresa que aposta em benefícios além do salário fixo pode pensar que está perdendo algo financeiramente.

Decerto, é real que benefícios custam algo a mais para a empresa, mas em troca disso, sua empresa terá maior satisfação dos colaboradores.

Por conseguinte, isto levará a mais motivação e logo,mais produtividade, que enfim retorna em mais benefícios para sua empresa.

Além disso, sua empresa vai ser bem vista pelos seus funcionários por estar melhorando a qualidade de vida deles.

Com efeito, grandes empresas possuem ótimos cases justamente porque enxergam o bem estar dos colaboradores como fundamento principal de seu crescimento.

Portanto,investir em políticas de remuneração certas, além de sua empresa ser um ótimo lugar para trabalhar, seus colaboradores vão se empenhar para não sair de lá.

Dessa forma, suas taxas de absenteísmo, rotatividade e gastos com demissão de funcionários vão despencar também.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.