Recrutamento e seleção: ponto relevante para todas as empresas no mercado atual

Confira alguns pontos relevantes para todas as empresas no mercado atual dentro do processo de Recrutamento e Seleção. Saiba mais!

Pode ser de grande valia para uma empresa que faça um processo de recrutamento e seleção direcionado, considerando a dinâmica do mercado e a disponibilidade do candidato.

Recrutamento e seleção: ponto relevante para todas as empresas no mercado atual

O alinhamento entre as áreas é fundamental para que uma empresa direcione o seu processo de recrutamento de seleção, obtendo um perfil de candidato resolutivo e eliminando etapas de processos.

Os processos seletivos faseados devem ser feitos apenas quando necessário. Visto que muitos candidatos podem ser “perdidos” durante este faseamento. Pois bons profissionais podem alcançar outras vagas em menos tempo.

A desburocratização dos processos

 Por isso, desburocratizar o processo de recrutamento e seleção é um ponto relevante para todas as empresas no mercado atual. Além disso, é necessário que o conhecimento teórico seja corroborado por habilidade sóciocomportamentais, ou soft Skills. Já que a maneira como o candidato conduz o trabalho e como se relaciona com a equipe é tão importante para os resultados da empresa quanto à sua área de atuação e seu conhecimento.

A cultura empresarial deve ser repassada para os contratados de modo orgânico

Não menos importante, todos esses pontos devem ser corroborados pela cultura da empresa; ao passo que a cultura empresarial deve ser repassada para os contratados de modo orgânico, através de treinamentos e também por meio de pontos importantes na rotina do setor.

O alinhamento entre a gestão da área e o setor de Recursos Humanos 

Além disso, o alinhamento entre a gestão da área e o setor de Recursos Humanos é um ponto que não pode ser um gargalo nesse processo de recrutamento e seleção. Já que ao contratar um gestor que possui um perfil muito diferente do que entrega a cultura da empresa, podem ocorrer conflitos que confundam os valores empresariais.

O processo de recrutamento e seleção começa na gestão

Sendo assim, o alinhamento do processo de recrutamento e seleção começa na gestão e deve ser repassado para os candidatos de maneira orgânica. Além disso, caso seja possível dentro da infraestrutura necessária, é importante que sejam feitos processos seletivos internos através de novos gestores que podem surgir por meio de uma postura bem repassada e de um fluxo operacional bem elaborado.

Desenvolvimento e qualidade de vida no trabalho

Sendo assim, é necessário que uma empresa faça um planejamento voltado para a área de recrutamento de seleção e qualidade de vida no trabalho através de uma gestão participativa, reunião Brainstorm.

Além de outras possibilidades inerentes à uma empresa que compartilha de uma cultura eficiente e busca desenvolver o seu talento através de um processo de recrutamento e seleção, e treinamento e desenvolvimento inerente à necessidade holística de uma empresa na era digital.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.