Recursos Humanos: a evolução da administração empresarial 

O setor de Recursos Humanos representa uma evolução da administração empresarial. Confira pontos relevantes quanto ao fluxo de gestão de pessoas e de processos!

O setor de recursos humanos é oriundo de uma evolução da administração, conforme explica a TGA, Teoria Geral da Administração; já que ao modificar a relação de trabalho desde a revolução industrial, tornou-se necessário cuidar das pessoas e de suas necessidades básicas, como teorizado pela pirâmide de Maslow.

Recursos Humanos: a evolução da administração empresarial 

Todavia, na atualidade, as necessidades dos seres humanos são mais complexas, bem como as demandas das empresas. Por isso, a relação de trabalho se tornou um fator importante para o fluxo de qualquer empresa, independentemente de seu porte ou segmento de atuação.

Sendo assim, o setor de recursos humanos há tempos não é apenas um setor que realiza cálculos. Por isso, na atualidade, é comum que as empresas dividam o setor entre a gestão de pessoas e a gestão de departamento pessoal. Visto que uma vertente visa cuidar da parte burocrática e legal; ao passo que a outra parte objetiva realizar uma gestão das necessidades humanas e ampliar as metas da empresa.

Subdivisões dinâmicas dentro do RH

Entretanto, muitas empresas já dividem o setor de recursos humanos de forma mais dinâmica. Pois, em uma empresa de grande porte há vários setores inerentes às subdivisões da área. Ou seja, há empresas que possuem áreas inteiras voltadas para benefícios, treinamento, desenvolvimento, recrutamento e seleção, férias, admissões e demissões.

Um setor além da linha e staff

Por isso, essa administração quanto a subdivisão da área é pertinente a cada cultura e porte empresarial. Todavia, o que tem modificado é o conceito da área de recursos humanos e o seu valor dentro do mercado de trabalho atual. Já que o setor de recursos humanos é uma área que consegue ser linha e staff, indo além do intermédio entre empregador e  empregado.

É uma área que direciona as metas empresariais de maneira que busca atender a demanda do funcionário, respeitando suas necessidades. Por isso, o setor de recursos humanos está cada vez mais necessário no mercado, bem como é uma das áreas que está passando por uma mudança inerente a era digital.

Direcionamento de fluxos e redução de custos

Visto que é necessário direcionar fluxos, reduzir custos e direcionar a visão da empresa, sem que esse direcionamento ocorra em detrimento da saúde física e mental do funcionário.

A voz da empresa 

Sendo assim, a gestão de pessoas é a gestão do maior fator que uma empresa possui, já que o ser humano é a figura que está por trás de todos os processos e que operacionaliza as máquinas, bem como é o sorriso que o cliente percebe na voz que o atende, quando precisa contatar uma empresa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.