Missão, Visão e Valores – Os Pilares da Cultura Organizacional

Missão, visão e valores

A missão, visão e valores de uma empresa são essenciais para estrutura da cultura de uma empresa.

Sendo assim, a missão, visão e valores são os pilares de uma organização, bem como a oficialização documentada da cultura da empresa.

É importante que haja uma integração entre esses pilares. Ao passo que os propósitos organizacionais estejam clarificados e corroborados pelos objetivos da empresa.

Por isso, o desenvolvimento da empresa deve estar ajustado e evoluído, de modo que a empresa pode alterar esses pilares caso não correspondam a sua cultura atual, bem como ajustar à sua objetividade.

Missão – O caminho para a visão e os valores

A missão é a razão pela qual a empresa nasceu, ou seja, o motivo pelo qual a empresa existe. Sendo assim, o propósito do negócio precisa estar declarado na missão.

Cada decisão estratégica tomada parte da missão da empresa.

Visão – A sua missão te leva longe

A visão da empresa é sobre o que ela vai alcançar, aonde a sua empresa chegará, essa é a visão que determina o futuro.

Sendo assim, é preciso definir a visão da empresa. Uma vez que essa visão diz sobre a objetividade do negócio.

Por isso, a visão da empresa é adaptável a uma nova cultura. No entanto, a visão da empresa pode ser apenas ampliada. Nunca pode ser retroagida.

A visão determina se a empresa será pioneira, a maior em algo, a especialista. Ou seja, é através da visão que os   informa aos clientes internos e externos qual é o tamanho do seu objetivo.

Valores – Você acredita!

Depois da missão e visão de uma organização, chegou o momento de determinar os valores do seu negócio.

Assim como nas relações pessoais, os valores direcionam as ações de uma empresa.

Os valores estão diretamente ligados à cultura empresarial, bem como ao comportamento das pessoas. Sendo assim, os valores da empresa falam sobre o que o empresário acredita, e como isso agrega ao seu negocio.

São princípios e crenças que farão parte das decisões, bem como sobre a importância que esses princípios têm na rotina da empresa.

A empresa valoriza a ética, a sustentabilidade e o trabalho em equipe, por exemplo. Então esses valores devem estar difundidos na rotina de trabalho e nas decisões estratégicas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.