Reaquecimento do turismo: índice das atividades turísticas aumenta no país

Isolamento social, desde o começo da pandemia, foi uma medida preventiva contra a propagação do Coronavírus, com o turismo sendo um dos setores mais afetados

Você conhece a sensação maravilhosa de comprar passagens, seja de ônibus ou de avião e viajar com sua família? A maioria dos brasileiros tem que controlar esse desejo de desbravar o mundo até que a situação fique mais segura. Porém, com o avanço da vacinação, esse setor está finalmente se recuperando. Portanto, podemos ver um reaquecimento do turismo. Continue lendo a matéria que o Notícias Concursos preparou nesta quinta-feira (23) e entenda melhor o assunto.

Brasil finalmente consegue comemorar o reaquecimento do turismo

Segundo levantamento do IBGE, o índice de atividade turística do país cresceu 11,9% em junho de 2021. Isso impulsionou o crescimento da receita de várias empresas desse segmento. É a segunda vez neste ano que aparecem taxas positivas, o que indica um reaquecimento do turismo, que o setor está se recuperando.

Então, não há nada melhor do que descobrir muitos lugares lindos e vivenciar novas aventuras, certo? Na situação atual, os brasileiros estão voltando para fazer as malas e comprar passagens, planejando um bom trajeto para viajar pelo país. Parece um sonho, não é?

reaquecimento do turismo
Reaquecimento do turismo: índice das atividades turísticas aumenta no país – Foto: Canva Pro

Assim, o foco principal são viagens curtas e atividades ao ar livre. À medida que a pandemia continua, é importante evitar as aglomerações. Nesta época, nada melhor do que praias, bem como casas de campo, parques e locais que proporcionem mais contato com a natureza.

Dessa forma, a aposta para reaquecer esse mercado é o turismo doméstico. Afinal, as fronteiras de vários países ainda estão fechadas, tornando as viagens domésticas a opção mais segura.

Então, agora é a hora de descobrir e desfrutar de todas as belezas naturais do nosso país. Além disso, viajar é mais fácil porque pode ser feito dentro do território, por exemplo, de carro ou ônibus.

Protocolos a serem seguidos

O Ministério do Turismo lançou um selo de viagem responsável. Pois, seu objetivo é preparar a indústria do turismo para retomar as atividades de forma segura. Então, basicamente, essa medida é um sinal visual utilizado para identificar guias turísticos e locais que prometem tomar todas as medidas de saúde e segurança para prevenir a disseminação do Coronavírus. Portanto, turistas e profissionais da área podem ser protegidos.

Atualmente, mais de 29.000 selos foram distribuídos para 15 atividades turísticas, incluindo:

  • Parques temáticos;
  • Agências de viagens;
  • Empresas de transporte turístico;
  • Cafeterias;
  • Restaurantes;
  • Instalações de hospedagens;
  • Feiras;
  • Bares;
  • Exposições;
  • Centros de conferências.

Portanto, com o reaquecimento do turismo muitas pessoas estão fazendo as malas para viajar para rever seus parentes ou simplesmente para retomar o tempo perdido. Se este é o seu caso: cuidado! A pandemia continua, e mesmo com o avanço da vacinação, todo cuidado é pouco.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.